ALERTA PARA O VERÃO Saúde

Casos de dengue em Taubaté sofrem queda durante a primavera

Apesar do índice otimista, prefeitura alerta para cuidados para o verão, que tem início no dia 21 de dezembro


Em 19/12/2017 18:41 por redação/Guia Taubaté


Casos de dengue em Taubaté sofrem queda durante a primavera
Equipe do CAS durante monitoramento em bairros de Taubaté (FOTO: Divulgação/ PMT)

Um balanço da Vigilância Epidemiológica de Taubaté mostra que a cidade teve uma queda nos casos de dengue durante a primavera.

Desde o início da estação, em 22 de setembro, até agora, foram registrados 11 novos casos no município.

Apesar disso, a prefeitura alerta para a conscientização durante o verão, que tem início na próxima quinta-feira, dia 21 de dezembro. A estação mais quente do ano é considerada a mais crítica para a proliferação de focos do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

Orientação
O CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté orienta a população que for viajar para as festas de Natal e Ano Novo e para a temporada de férias a adotar alguns cuidados que farão a diferença no combate ao mosquito.

Os moradores devem verificar se não estão abandonando recipientes que possam acumular água e servir como criadouro para as larvas do mosquito.

É recomendado prestar atenção em espaços que nem sempre são lembrados, como bromélias, ocos de árvores, ralos e coletores de água da geladeira ou do ar condicionado. As calhas devem estar limpas. Entulho, pneus, garrafas e demais objetos do quintal devem ser guardados em locais fechados. Também é bom fechar a tampa dos vasos sanitários e verificar se a caixa d´água está tampada. Piscinas precisam ser tratadas com cloro e tampadas.

No caso de quem for alugar uma casa para a temporada, é importante uma vistoria cuidadosa no imóvel logo ao chegar. A checagem inclui vasos, baldes, piscinas, vasos sanitários, tanques, garrafas e qualquer objeto que possa juntar água.

Casos em 2017
De janeiro até agora são 67 casos confirmados de dengue, 1 caso confirmado de zika e 5 casos confirmados de chikungunya. No mesmo período do ano passado foram registrados 3.307 casos confirmados de dengue, 3 casos confirmados de zika e 8 casos confirmados de chikungunya.

Denúncias sobre criadouros em potencial devem ser feitas ao CAS pelo telefone 3635-4091. 

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais