ETNÓGRAFO, FOTÓGRAFO E PINTOR Cultura

Sesc abre exposição sobre lado pouco conhecido de Mário de Andrade

Unidade de Taubaté apresenta mostra sobre o escritor, que também era etnógrafo, fotógrafo e pintor


Em 02/12/2017 10:10 por redação/Guia Taubaté


Sesc abre exposição sobre lado pouco conhecido de Mário de Andrade
Mário também era pintor, fotógrafo e etnógrafo (FOTO: Divulgação )

O Sesc Taubaté abre a exposição Mário de Andrade: Etnógrafo, Fotógrafo e Poeta neste feriado, dia 5 de dezembro. A visitação é gratuita e aberta ao público e acontece até 18 de fevereiro. A curadoria apresenta imagens da viagem do escritor pelo norte do Brasil e da América do Sul.

Durante o mês de dezembro acontecem contação de história, intervenção e tertúlia todas com temas vinculados a Mario de Andrade.      

Mário Raul Moraes de Andrade é um personagem multifacetado e muito importante para a formação da cultura brasileira. Autor de obras modernistas famosas como Pauliceia Desvairada e Macunaíma e grande precursor da Semana de Arte Moderna de 1922, o polímata foi um dos responsáveis por reformular todo o campo das artes visuais, literatura e música brasileira.   

Além destes feitos, o que poucas pessoas conhecem é o lado aventureiro e fotógrafo de Mário, que resultou na exposição Mário de Andrade: Etnógrafo, Fotógrafo e Poeta. A mostra apresenta fotografias feitas por Mário de Andrade em 1927, momento em que o poeta e fotógrafo percorreu o Norte do país, no que descreveu como “Viagem pelo Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia, e pelo Marajó até dizer chega” e realizou registros fotográficos e escritos sobre a região.

O conjunto das fotografias representa o homem, a paisagem, a arquitetura e cultura dos locais visitados. Nele, contudo, é possível destacar aquelas voltadas para o universo do trabalho e do trabalhador distantes dos grandes centros urbanos do período, São Paulo e Rio de Janeiro, servindo como instrumento de conhecimento para os modos de vida e ofício de então nos interiores do país.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais