GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Campanha para diagnóstico de tuberculose tem início na cidade


Vigilância Epidemiológica identificou aumento no número de casos da doença em pessoas mais jovens

Campanha para diagnóstico de tuberculose tem início na cidade Município possui uma tendência de aumento do número de casos de tuberculose em jovens (Foto: Divulgação / PMT)
Publicado em 03/11/2018 09h45
por redação/Guia Taubaté

A partir da próxima segunda-feira, 5 de novembro, a Prefeitura de Taubaté vai intensificar as atividades de busca para diagnóstico de tuberculose. As ações serão realizadas até o dia 19 deste mês.

Segundo os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica da cidade, há uma tendência de aumento do número de casos de tuberculose em pessoas mais jovens. De janeiro ao final de outubro deste ano, foi contabilizada a incidência de 79 casos de tuberculose em Taubaté, entre os quais 50 homens e 29 mulheres. Do total de casos notificados, 25,3% são de pessoas entre 20 e 29 anos. No ano passado, a maior prevalência erada faixa etária entre 40 e 49 anos.

A campanha no município busca estimular o interrogatório sobre tosse, a identificação dos sintomáticos respiratórios e a coleta de baciloscopia (escarro). A campanha será realizada nas Unidades Básica de Saúde, no Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), e no Consultório de Rua.

O objetivo é colher amostra de escarro em pacientes que apresentam o sintoma ou convívio com outros portadores da doença. O procedimento é rápido, simples e indolor, além de fácil diagnóstico.

Os sintomas e sinais de tuberculose são: tosse por três ou mais semanas, perda de peso, falta de apetite e febre vespertina (que se manifesta no final da tarde).

Para realizara a coleta, basta o interessado dirigir-se a uma das unidades citadas e mencionar o desejo de realizar o exame para detecção da Tuberculose.

Confira abaixo o mapa de casos:

2018 (janeiro a 29 de outubro)

Casos notificados - 79

Homens – 50

Mulheres – 29

Prevalência:

20/29 anos – 20 casos

2017

Casos notificados – 119

Homens – 87

Mulheres – 32

Prevalência:

40/49 anos – 29 casos

espaço publicitário do Guia de Empresas
Clayton Camara Vídeo Digital
Filmagem

Clayton Camara Vídeo Digital

Filmagem Full HD e Blu-ray para casamentos, debutantes, aniversários. Produção de vídeos, making...

(12) 3026-7...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias