NA RUA CHILE Serviços

Retirada de eucalipto continua sendo realizada nesta terça

Supressão da árvore gerou repercussão nas redes sociais dos munícipes que discordam da ação


Em 13/11/2018 12:03 por Barbara Monteiro (sob supervisão de Mário Pereira)


Retirada de eucalipto continua sendo realizada nesta terça
Supressão teve início no último sábado (10) e deve terminar nesta terça-feira (13) (FOTO: Reprodução / Facebook)

A operação para a supressão do eucalipto na rua Chile continua sendo realizada nesta terça-feira (13), em Taubaté. Agora, as próximas etapas envolvem a remoção da base do tronco e da raiz da árvore. Durante todo o processo, a via permanece interditada por questões de segurança.

Segundo a Prefeitura, a retirada foi necessária em função de danos à árvore, comprovados por meio de um relatório técnico. Foram realizados exames de tomografia de impulso para análise das lesões e ocos no lenho. A análise tomográfica comprovou grande deterioração no centro da árvore e acentuada redução de sua resistência. Além disso, inspeções visuais também identificaram deterioração da madeira em suas cavidades e a infestação de cupins.

A retirada da árvore teve início no último sábado, dia 10. Após a supressão da espécie, será efetuado o plantio de um ipê branco.

Repercussão
Os munícipes não se mostraram satisfeitos com a operação de supressão do eucalipto. Nas redes sociais, muitos manifestaram repúdio à ação e chegaram a questionar o laudo da Prefeitura, visto que, segundo as publicações, a árvore estava em perfeito estado.

Em sua página no Facebook, a vereadora Loreny (PPS) classificou a retirada do eucalipto como “assassinato”, e se posicionou dizendo que, após verificar a base da árvore, constatou a falta de credibilidade do laudo da Prefeitura Municipal.

Durante sessão extraordinária na Câmara Municipal nesta segunda-feira (12), a vereadora Vivi da Rádio (PSC) também comentou sobre a operação. “O secretário de Meio Ambiente entende de meio ambiente. O cara (sic) é professor. Então, tem algumas coisas que a gente têm que saber se devemos ou não questionar”. Ela acrescentou ainda que, por conta de ser uma área que ela não tem entendimento e não possa fazer nada a respeito, que foi sugerido ao prefeito, para que seja feito algum proveito da árvore, afim que seja guardado em memória, algo sobre a espécie, como uma escultura, por exemplo.

Outro lado
Por meio de nota, a Prefeitura informou que o uso da madeira da árvore está sendo estudado entre as secretarias envolvidas. Ainda segundo o executivo, na manhã desta terça-feira (13), foi verificado e confirmado que, além dos danos no tronco que já haviam sido identificados e documentados com fotos, a base e as raízes da árvore estão completamente comprometidas e infestadas por cupins.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais