GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Retirada de eucalipto continua sendo realizada nesta terça


Supressão da árvore gerou repercussão nas redes sociais dos munícipes que discordam da ação

Retirada de eucalipto continua sendo realizada nesta terça Supressão teve início no último sábado (10) e deve terminar nesta terça-feira (13) (Foto: Reprodução / Facebook)
Publicado em 13/11/2018 12h03
por Barbara Monteiro (sob supervisão de Mário Pereira)

A operação para a supressão do eucalipto na rua Chile continua sendo realizada nesta terça-feira (13), em Taubaté. Agora, as próximas etapas envolvem a remoção da base do tronco e da raiz da árvore. Durante todo o processo, a via permanece interditada por questões de segurança.

Segundo a Prefeitura, a retirada foi necessária em função de danos à árvore, comprovados por meio de um relatório técnico. Foram realizados exames de tomografia de impulso para análise das lesões e ocos no lenho. A análise tomográfica comprovou grande deterioração no centro da árvore e acentuada redução de sua resistência. Além disso, inspeções visuais também identificaram deterioração da madeira em suas cavidades e a infestação de cupins.

A retirada da árvore teve início no último sábado, dia 10. Após a supressão da espécie, será efetuado o plantio de um ipê branco.

Repercussão
Os munícipes não se mostraram satisfeitos com a operação de supressão do eucalipto. Nas redes sociais, muitos manifestaram repúdio à ação e chegaram a questionar o laudo da Prefeitura, visto que, segundo as publicações, a árvore estava em perfeito estado.

Em sua página no Facebook, a vereadora Loreny (PPS) classificou a retirada do eucalipto como “assassinato”, e se posicionou dizendo que, após verificar a base da árvore, constatou a falta de credibilidade do laudo da Prefeitura Municipal.

Durante sessão extraordinária na Câmara Municipal nesta segunda-feira (12), a vereadora Vivi da Rádio (PSC) também comentou sobre a operação. “O secretário de Meio Ambiente entende de meio ambiente. O cara (sic) é professor. Então, tem algumas coisas que a gente têm que saber se devemos ou não questionar”. Ela acrescentou ainda que, por conta de ser uma área que ela não tem entendimento e não possa fazer nada a respeito, que foi sugerido ao prefeito, para que seja feito algum proveito da árvore, afim que seja guardado em memória, algo sobre a espécie, como uma escultura, por exemplo.

Outro lado
Por meio de nota, a Prefeitura informou que o uso da madeira da árvore está sendo estudado entre as secretarias envolvidas. Ainda segundo o executivo, na manhã desta terça-feira (13), foi verificado e confirmado que, além dos danos no tronco que já haviam sido identificados e documentados com fotos, a base e as raízes da árvore estão completamente comprometidas e infestadas por cupins.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Contilíder Assessoria Contábil
Contabilidade

Contilíder Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

(12) 99140-...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias