AEDES AEGYPTI Saúde

Município encerra ano com redução nos casos de dengue confirmados

Cidade registrou apenas 57 casos da doença neste ano, em comparação a 68 no ano passado


Em 18/12/2018 12:25 por redação/Guia Taubaté


Município encerra ano com redução nos casos de dengue confirmados
Agentes do CAS realizam vistorias nas residências do município regularmente (FOTO: Divulgação / PMT)

Um balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira (17) aponta que a cidade de Taubaté apresentou queda nos casos de dengue em 2018, em comparação a 2017. Foram 57 casos registrados entre janeiro e dezembro deste ano, contra 68 casos no mesmo período do ano passado.

A Prefeitura Municipal informou que um dos principais responsáveis pela diminuição no número de casos foi o envolvimento da população nas ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Apesar disso, o órgão continua alertando para que a conscientização seja reforçada.

Até agora, Taubaté tem oito casos confirmados de chikungunya, contra seis casos em 2017. Com relação aos casos de febre amarela, são três confirmados neste ano e nenhum no ano passado. Tanto em 2018 quanto em 2017, nenhum caso de zika foi registrado.

O verão tem início às 19h23 desta sexta-feira (21). Considerada a estação mais quente do ano, o período é crítico para a proliferação de focos do mosquito, responsável pela transmissão das doenças.

Um alerta foi feito por meio do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) orienta para que a população que for viajar para as festas de Natal e Ano Novo e para a temporada de férias a adote alguns cuidados que farão a diferença no combate ao mosquito.

- Antes de deixar seu imóvel para seguir viagem, o morador deve verificar se não está abandonando recipientes que possam acumular água e servir como criadouro para as larvas do mosquito.

- É recomendado prestar atenção em espaços que nem sempre são lembrados, como bromélias, ocos de árvores, ralos e coletores de água da geladeira ou do ar condicionado.

- As calhas devem estar limpas.

- Entulho, pneus, garrafas e demais objetos do quintal devem ser guardados em locais fechados

- fechar a tampa dos vasos sanitários e verificar se a caixa d´água está tampada.

- Piscinas precisam ser tratadas com cloro e tampadas.

Já para quem for alugar uma casa para a temporada, é importante que façam uma vistoria cuidadosa no imóvel. A checagem inclui vasos, baldes, piscinas, vasos sanitários, tanques, garrafas e qualquer objeto que possa juntar água.

A prefeitura reforça ainda a necessidade de conscientização da população, já que cabe às famílias o combate aos criadouros. O arrastão Xô Mosquito começou esta semana no Jardim Continental I, II e III. O pente fino para o recolhimento de materiais inservíveis e recicláveis segue diariamente, das 8h30 às 17h, até sexta-feira.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais