CARNAVAL 2018 Cultura

Integral folia abre carnaval de Taubaté nesta sexta

Desfile será realizado por alunos da rede municipal de ensino


Em 09/02/2018 11:58 por redação/Guia Taubaté


Integral folia abre carnaval de Taubaté nesta sexta
Desfile contará com 730 alunos da Educação Infantil do município (FOTO: Tamires Camargo / Arquivo Guia Taubaté)

Cerca de 3 mil alunos da rede municipal de ensino realizará nesta sexta-feira, dia 9, a abertura do carnaval 2018 na Avenida do Povo. No desfile, que está previsto para às 19h, crianças e jovens vão homenagear os figureiros com o enredo “Do Barro à Arte – Modelando nossa história com os Figureiros”.

Participarão do desfile 730 alunos da Educação Infantil e 2.280 do Ensino Fundamental, que estarão divididos em nove alas. A comissão de frente será composta por alunos da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo, abordando a modelagem do barro para confecção das peças que serão representadas por alunos com trajes marrons.

A ala infantil será denominada como Pavão e Galinha D’Angola, relacionando as cores com o mundo real e imaginário das crianças, evidenciando a importância da arte na educação. A figura do pavão fará referência ao símbolo do artesanato taubateano, e a da galinha fará parte da composição dos presépios.

Logo na sequência, as crianças trarão para a avenida a ala Rio Itaim, primeiro local de retirada da matéria prima para a confecção dos moldes. Na ala, se apresentam a rainha de bateria, e os 70 ritmistas que representam o caipira, personagem recorrente na arte dos figureiros.

Na próxima ala, denominada Arco de Flores, serão homenageadas as peças confeccionadas pelos figureiros, caracterizadas por um arco que destaca e atribui a alegria à imagem central. A ala Galinha D’Angola abordará a imagem produzida pelos figureiros que, como não conseguiam esculpir as imagens de santos, elaboravam os animais que também compõem o presépio. Aqui, alunos do Cemte representarão o mestre sala e a porta bandeira.

No restante, a ala Boi representará os animais produzidos pelos artistas e a ala Festa da Imaculada fará referência à Rua Imaculada, local de grande influência na cultura e arte da cidade.

Para que as famílias participem no processo educacional dos filhos, as baianas serão representadas por mães de alunos do Cemte. Já a ala 6 apresenta as antigas casas de taipas das figureiras; a ala 7 prestigiará o pavão como símbolo do artesanato do Estado e a ala 8 levará para a avenida os grandes homenageados da noite. A última ala será aberta para a participação livre da família dos alunos.

O samba-enredo foi composto pelo Professor Ari da Escola Madre Cecília e a coreografia elaborada por Marcelo Campos, supervisor de dança do Programa Integral.

Confira a programação completa do Carnaval de Taubaté:

09/02 (sexta-feira) – Avenida do Povo
19h às 21h – Abertura Oficial com o desfile da Integral Folia

10/02 (sábado) – Avenida do Povo
18h às 20h – Bloco da Maricota e Banda Los Cunhados

11/02 (domingo) – Avenida do Povo
19h50 às 20h50 – Bloco Imperial do Vale
21h às 22h – Bloco Dragões Alvi Azul
22h20 às 23h20 – Acadêmicos da Santa Fé
23h40 às 0h40 – Boêmios da Estiva
1h às 2h – Unidos do Parque Aeroporto
2h20 às 3h20 – Império Central da Mocidade Alegre
3h40 às 4h40 – Boêmios do Morro

12/02 (segunda) – Centro Cultural Toninho Mendes
15h – Apuração das notas dos desfiles

Matinês – Avenida do Povo
11/02, 12/02 e 13/02 – 15h às 19h

Carnaval em Quiririm – Praça de Eventos

09/02
20h – Final do Concurso de Marchinhas

De 10/02 a 13/02     
Matinês – das 15h às 19h     
Baile de Carnaval Noturno – das 20h às 0h 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais