GRIPE Saúde

Prefeitura esclarece boatos sobre influenza em Taubaté

Gestão alerta para que moradores verifiquem a veracidade das notícias com fontes oficiais, antes de compartilhar o conteúdo


Em 28/03/2018 12:20 por redação/Guia Taubaté


Prefeitura esclarece boatos sobre influenza em Taubaté
Campanha de vacinação tem início no dia 16 de abril (FOTO: Agência Brasil - EBC)

Na tarde desta terça-feira (27), a Prefeitura de Taubaté emitiu um alerta para os riscos da divulgação indiscriminada de boatos sobre Influenza no município.

Segundo a gestão municipal, ao receber áudios ou ler postagens nas redes sociais, é ideal conferir as informações com fontes oficiais antes de compartilhar o conteúdo. A iniciativa evita o pânico e a confusão entre os moradores da cidade.

Um balanço atualizado pela Vigilância Epidemiológica indica que, até o momento, foram confirmadas duas mortes por influenza no município. Uma terceira morte foi descartada, e outras duas aguardam o resultado dos exames. A cidade tem cinco casos confirmados da doença, em pacientes que estão em recuperação.

O Ministério da Saúde orienta para que a população adote alguns cuidados para prevenir a doença: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.

Alguns representantes de laboratórios, igrejas, escolas, sindicatos, clubes de serviço, entre outros, vão receber, a partir da próxima semana, amostras de materiais informativos que podem ser reproduzidos para melhor orientação à população.

Caso seja apresentado algum sintoma da doença, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Alguns sinais da doença são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Vacinação
A campanha de vacinação contra a doença está prevista para acontecer a partir do dia 16 de abril, até o dia 25 de maio. No dia 5 de maio acontecerá o dia de mobilização nacional.

As vacinas influenza sazonais são modificadas anualmente para proteção contra as cepas virais de gripe em circulação. Geralmente em setembro de cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda as cepas de vírus influenza que devem ser utilizadas para produção das vacinas para uso no hemisfério sul.

Em outubro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução definindo a composição da vacina para 2018. As vacinas influenza trivalentes deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais