Anuncie sua empresa no Guia de Empresas

Anuncie
GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Sesc Taubaté oferece programação com foco na cultura afro-brasileira


Programação “Do 13 ao 20: (RE)Existência ao Povo Negro” faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro

Sesc Taubaté oferece programação com foco na cultura afro-brasileira Cantora moçambicana Selma Uamusse é uma das atrações da programação especial do Sesc (Foto: Rafael Berezinksi)
Publicado em 05/11/2019 17h32
por redação/ Guia Taubaté

A partir da próxima quinta-feira (7) o Sesc Taubaté oferece uma programação voltada a cultura afro-brasileira. O “Do 13 a 20: (RE)Existência ao Povo Negro” faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o incentivo à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade de manifestações e expressões culturais.

Para iniciar essa série de atividades, a cantora moçambicana Lenna Bahule apresenta o show Nômade, às 20h. Inspirado no interesse da artista sobre a música vocal e sobre a regência alternativa, o show apresenta não somente o repertório do seu primeiro CD, mas também músicas de tradição moçambicanas e africanas, de uma forma bastante espontânea e performática. A apresentação é gratuita.

No domingo (10), às 16h, o Sesc apresenta o espetáculo nimba, com Trupe Benkady. A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária dos povos Baga, que vivem na Guiné, África; ela é evocada em cerimônias da dança da colheita do arroz, a fim de procurar a fertilidade dos campos.

Já na outra semana, no dia 14 de novembro, às 20h, quem sobe ao palco do Sesc é Luedji Luna. A cantora apresenta o show “Um Corpo no Mundo”, homônimo do seu primeiro disco, lançado em 2017. O trabalho conta com MPB, samba, vertentes musicais africanas, batuque baiano e jazz, com letras que abordam temas sociais, principalmente no que se refere à identidade afrobrasileira. O trabalho ganhou o Prêmio Afro (2017) e o Prêmio Bravo (Revelação 2018), além de ser selecionado para o festival estadunidense SXSW (2019) e para a feira SIM São Paulo. A apresentação também é gratuita.

No dia seguinte, feriado da Proclamação da República, será apresentado o show de Selma Uamusse. Vivendo em Lisboa, mas natural de Maputo (Moçambique), a cantora apresenta uma sonoridade que transita entre o jazz, o soul e o rock com uma presença musical marcante da rítmica moçambicana. No show em Taubaté, a cantora traz músicas tradicionais da África integradas a uma produção eletrônica carregada de psicodelismo, em que o ponto de chegada é o continente africano.

Nesse mesmo dia, mas às 15h, acontece a primeira aula aberta de dança Afro Contemporâneo, com o dançarino e coreógrafo Suarrily D’França. Essa atividade será oferecida também nos dias 23 e 30, sempre às 15h.

Finzalizando a programação, no dia 26, às 19h30, ocorre o bate-papo Afrofuturismo, com a filósofa Karolina Desirée e o escritor Fabio Kabral. O Afrofuturismo é uma estética cultural, filosofia da história e da arte que combina elementos de ficção científica e histórica, fantasia, arte africana e da diáspora, afro centrismo e realismo mágico com cosmologias não-ocidentais para criticar não só os dilemas atuais dos negros, mas também para revisar, interrogar e reexaminar eventos históricos do passado. Fábio e Karolina conversarão com o público e apresentarão exemplos em textos e imagens que revelam o instigante e inspirador ideário afrofuturista.

O Sesc Taubaté está localizado na Av. Milton de Alvarenga Peixoto, nº 1.264, no bairro Esplanada Santa Terezinha.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Felipe Oliveira Manutenção de Cadeira de Rodas
Cadeiras de Rodas, Higiênicas e Camas Hospitalares

Felipe Oliveira Manutenção de Cadeira de Rodas

Reforma, Manutenção, Pintura e venda de Cadeiras de Rodas. Móveis e Aparelhos Hospitalares em geral.

(12) 99734-...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias