SHOWS, DANÇA, TEATRO... Cultura

Sesc Taubaté oferece programação com foco na cultura afro-brasileira

Programação “Do 13 ao 20: (RE)Existência ao Povo Negro” faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro


Em 05/11/2019 17:32 por redação/ Guia Taubaté


Sesc Taubaté oferece programação com foco na cultura afro-brasileira
Cantora moçambicana Selma Uamusse é uma das atrações da programação especial do Sesc (FOTO: Rafael Berezinksi)

A partir da próxima quinta-feira (7) o Sesc Taubaté oferece uma programação voltada a cultura afro-brasileira. O “Do 13 a 20: (RE)Existência ao Povo Negro” faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o incentivo à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade de manifestações e expressões culturais.

Para iniciar essa série de atividades, a cantora moçambicana Lenna Bahule apresenta o show Nômade, às 20h. Inspirado no interesse da artista sobre a música vocal e sobre a regência alternativa, o show apresenta não somente o repertório do seu primeiro CD, mas também músicas de tradição moçambicanas e africanas, de uma forma bastante espontânea e performática. A apresentação é gratuita.

No domingo (10), às 16h, o Sesc apresenta o espetáculo nimba, com Trupe Benkady. A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária dos povos Baga, que vivem na Guiné, África; ela é evocada em cerimônias da dança da colheita do arroz, a fim de procurar a fertilidade dos campos.

Já na outra semana, no dia 14 de novembro, às 20h, quem sobe ao palco do Sesc é Luedji Luna. A cantora apresenta o show “Um Corpo no Mundo”, homônimo do seu primeiro disco, lançado em 2017. O trabalho conta com MPB, samba, vertentes musicais africanas, batuque baiano e jazz, com letras que abordam temas sociais, principalmente no que se refere à identidade afrobrasileira. O trabalho ganhou o Prêmio Afro (2017) e o Prêmio Bravo (Revelação 2018), além de ser selecionado para o festival estadunidense SXSW (2019) e para a feira SIM São Paulo. A apresentação também é gratuita.

No dia seguinte, feriado da Proclamação da República, será apresentado o show de Selma Uamusse. Vivendo em Lisboa, mas natural de Maputo (Moçambique), a cantora apresenta uma sonoridade que transita entre o jazz, o soul e o rock com uma presença musical marcante da rítmica moçambicana. No show em Taubaté, a cantora traz músicas tradicionais da África integradas a uma produção eletrônica carregada de psicodelismo, em que o ponto de chegada é o continente africano.

Nesse mesmo dia, mas às 15h, acontece a primeira aula aberta de dança Afro Contemporâneo, com o dançarino e coreógrafo Suarrily D’França. Essa atividade será oferecida também nos dias 23 e 30, sempre às 15h.

Finzalizando a programação, no dia 26, às 19h30, ocorre o bate-papo Afrofuturismo, com a filósofa Karolina Desirée e o escritor Fabio Kabral. O Afrofuturismo é uma estética cultural, filosofia da história e da arte que combina elementos de ficção científica e histórica, fantasia, arte africana e da diáspora, afro centrismo e realismo mágico com cosmologias não-ocidentais para criticar não só os dilemas atuais dos negros, mas também para revisar, interrogar e reexaminar eventos históricos do passado. Fábio e Karolina conversarão com o público e apresentarão exemplos em textos e imagens que revelam o instigante e inspirador ideário afrofuturista.

O Sesc Taubaté está localizado na Av. Milton de Alvarenga Peixoto, nº 1.264, no bairro Esplanada Santa Terezinha.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais