BALANÇO Saúde

Taubaté confirma primeiros casos de dengue tipo 2 no ano

Vigilância Epidemiológica registrou 36 pacientes da doença no município em 2019


Em 26/04/2019 11:36 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté confirma primeiros casos de dengue tipo 2 no ano
Taubaté já soma 36 casos confirmados de dengue em 2019 (FOTO: Arquivo/ Guia Taubaté)

Entre janeiro e o dia 15 de abril, a Vigilância Epidemiológica confirmou 36 casos de dengue em Taubaté. Destes casos, três são do sorotipo 2 – antigamente chamado de dengue hemorrágica.

A Prefeitura de Taubaté informou que é a primeira vez que o município registra casos de dengue 2. Dos três casos do novo sorotipo, dois são autóctones (contraídos no próprio município) e um é importado.

Ainda segundo a gestão municipal, existem atualmente quatro sorotipos da doença. O risco não está relacionado diretamente ao sorotipo e sim à superposição de vírus. Pessoas infectadas por sorotipos diferentes em um período de seis meses a três anos podem ter uma evolução para formas mais graves da doença.

O Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté mantém as estratégias de ação imediata nas regiões onde houve confirmação de casos de dengue, com bloqueios e nebulização.

Como efeito comparativo, no mesmo período do ano passado foram registrados 25 casos da doença, todos do sorotipo 1. Em 2019 não há registro de casos de zika, chikungunya e febre amarela.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais