PROGRAMAÇÃO Cultura

Festival Internacional de Teatro de Sombras acontece em Taubaté

Evento conta com companhias internacionais do Japão, Alemanha, Espanha e Argentina


Em 05/05/2019 15:03 por Redação/ Guia Taubaté


Festival Internacional de Teatro de Sombras acontece em Taubaté
Festival acontece entre os dias 6 e 12 de maio (FOTO: Divulgação/PMT)

Entre os dias 6 e 12 de maio, Taubaté recebe a sexta edição do Festival Internacional de Teatro de Sombras. Artistas de oito companhias internacionais, vindas de países como Japão, Alemanha, Espanha, Argentina, além do Brasil, se apresentam gratuitamente no município.

Segundo a Prefeitura de Taubaté, o evento tem o objetivo de proporcionar a troca de experiência e intercâmbio sociocultural entre os artistas e a população local. A expectativa é atingir um público médio de 1.500 espectadores, entre residência artística, seminários, cursos e apresentações de espetáculos.

O festival é idealizado e produzido pela Cia. Quase Cinema, que desde 2014 reúne no interior do Estado de São Paulo grupos nacionais e estrangeiros num intercâmbio de ideias, práticas e diálogos sobre a produção contemporânea do teatro de sombras. As apresentações acontecem Teatro Metrópole, escola Marlene Miranda e no Colégio Jardim das Nações. 

As atividades têm início com o Workshop Cinema Vivo com a companhia Mochinosha Puppet Theatre, do Japão. A aula acontece nesta segunda-feira a partir das 16h, no Teatro mMtrópole. Para se inscrever nas atividades é necessário acessar o site da companhia. 

 Confira a programação completa abaixo.

Teatro Metrópole

 Dia 06/05 (segunda-feira)

14h às 16h: Workshop

Cinema Vivo com a companhia Mochinosha Puppet Theatre (Japão)

Capacidade: 15 participantes

Os artistas pesquisam a animação do cinema feita ao vivo, traz elementos da arte milenar do teatro de sombras para discutir o cinema de animação e o poder da imagem no mundo contemporâneo. A oficina permite que o participante tenha contato com o universo lúdico, imagético e conceitual deste grupo que propõe uma nova abordagem para as sombras da atualidade.

Dia 07/05 (terça-feira)

19h30: O Flautista de Hamelin - Cia Oliveira Salcedo (Espanha)

O ponto de partida é a lenda medieval alemã, que conta como um flautista liberta uma praga de ratos na cidade de Hamelin e, mais tarde, salva as crianças da cidade dos adultos que não cumpriram suas promessas. Uma história que apresenta uma sociedade podre e decadente que precisa de mudanças. Nesta versão, além disso, para reforçar essa ideia, as crianças são injustamente acusadas de crimes cometidos por ratos.

Duração: 45 minutos

Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)

Dia 08/05 (quarta-feira)

19h30: Nhanderuçu, O Menino Trovão - Grupo Manuí (São Paulo)

O espetáculo conta a saga de Nhanderuvuçu, o primeiro ser humano. Nascido a partir do sonho de Tupã, o menino trovão era muito leve e não conseguia ficar na terra, ele recebe do Criador a orientação para ir até as quatro direções sagradas, onde encontra os nandejaras, professores que os ensinam a viver na terra e, por fim, ajudar Tupã na criação de todas as coisas que existem. 

No palco, a história do menino trovão ganha vida por meio da combinação da encenação e narração de história, sonoplastia e cantos indígenas executados ao vivo, teatro de sombras e projeção de vídeocenários, que dialogam durante todo o espetáculo e transmitem ao público toda a emoção da jornada de Nhanderuvuçu ao encontrar os nandejaras (uma rocha, uma palmeira, uma onça e uma serpente prateada), de forma divertida, poética, sensível e que encanta crianças e adultos.

Duração: 50 min

Classificação etária: 10 anos

Dia 09/05 (quinta-feira)

19h30: Controle Remoto - Sandokhan, Dancealot. & Die Trommel des Todes  (Alemanha)

Uma performance que une projeção, pintura ao vivo em areia, teatro de sombras, dança e música ao vivo. Em frente e atrás da projeção os 3 artistas mostram a magia das sombras com areia, dança e música. Uma sombra presa num mundo de 2 dimensões.

Como escapar para a 3ª dimensão, sair do quadro e virar um ser de verdade? Será a 3ª dimensão realmente a liberdade ou apenas o próximo nível de um grande jogo? A história muda intrepidamente e com velocidade de tirar o fôlego entre assistir TV, um universo onírica, o faroeste selvagem e uma luta de espadas do oriente.

Duração: 45 min

Classificação etária: Livre

Dia 10/05 (sexta-feira)

19h ás 21h: Seminário Internacional 

O encontro de grupos que se dedicam a pesquisa e produção de espetáculos de teatro de sombras no mundo atual reflete a importância desta técnica milenar antecessora ao cinema, que conquista cada vez mais público ao redor do mundo.

Quais foram as dificuldades encontradas para a produção do espetáculo?

Como conseguem apoio institucional para produzirem e pesquisarem o teatro?

Qual a importância de pesquisar e produzir o teatro de sombras no mundo atual?

São algumas questões sobre produzir e pesquisar o teatro de sombras na atualidade. Os grupos irão neste seminário falar sobre seus processos, dificuldades e alegrias em viver neste momento como artista das sombras.

Dia 12/05 (domingo)

15h: O Flautista de Hamelin - Grupo Cia Oliveira Salcedo  (Espanha)

O ponto de partida é a lenda medieval alemã, que conta como um flautista liberta uma praga de ratos na cidade de Hamelin e, mais tarde, salva as crianças da cidade dos adultos que não cumpriram suas promessas. Uma história que apresenta uma sociedade podre e decadente que precisa de mudanças. Nesta versão, além disso, para reforçar essa ideia, as crianças são injustamente acusadas de crimes cometidos por ratos.

Duração: 45 minutos

Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)

De 08 a 10/05 (quarta a sexta-feira)

9h às 13h: Vivência No Teatro De Sombras - Cia Teatro Lumbra (Porto Alegre/RS)

Orientador: Alexandre Fávero

Apresentação do processo: 10/05, às 21h

Investigação da linguagem por meio da sensibilização dos sentidos. Foca no processo criativo, na experimentação do indivíduo e na integração com os diferentes entendimentos do grupo, gerando reflexão, discussão e exercícios coletivos.

O participante vivencia conceitos, processos e tecnologias envolvidas na arte e na expressividade do teatro de sombras da Cia Teatro Lumbra, investigados em mais de 20 anos de trajetória. O conteúdo contempla a sensibilização dos sentidos com jogos e brincadeiras, recursos expressivos, conceitos de sombra e teatro de sombras no mundo antigo e moderno, rudimentos do teatro de sombras contemporâneo, o espaço, a escuridão, a tela, o foco de luz e a sombra na cena, exercícios de criatividade corporal, a construção da figura, a composição de cenas estáticas e dinâmicas, dramaturgia, processo investigativo, fontes de consulta, demonstração técnica, troca de experiências e distribuição de material didático.

A quem se destina: Educadores, estudantes universitários, diretores de teatro e cinema, bailarinos, atores, bonequeiros, cenógrafos, iluminadores, artistas plásticos, músicos, cineastas, psicólogos, publicitários, comunicadores, arte-educadores, contadores de histórias e curiosos.

Público e faixa etária: 16 anos

 Dia 07/05 (terça-feira)

10h: Grupo Mochinosha Puppet Theatre (Japão)

Espetáculo: O Reino das Sombras

Duração: 60 min

Colégio Jardim das Nações

Dia 09/05 (quinta-feira)

10h e 14h: Grupo Cia Titerritório (São José dos Campos)

Espetáculo: Acorda Alice! 

Duração: 40min

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais