LIMA 2019 Esporte

Seis paratletas de Taubaté são convocados para os Jogos Parapan Americanos

Competidores do Programa Esporte Para Todos foram chamados para integrar seleção brasileira na competição no Peru


Em 17/07/2019 16:17 por Redação/ Guia Taubaté


Seis paratletas de Taubaté são convocados para os Jogos Parapan Americanos
Telma Bueno vai competir nas provas de paraciclismo (FOTO: Divulgação/ Programa Esporte Para Todos)

Os taubateanos terão motivo em dobro para torcer pelo Brasil nos Jogos Parapan Americanos de Lima, no Peru. A cidade será representada por seis paratletas na competição, que será disputada entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro na capital peruana.

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da prefeitura, teve cinco paratletas e um treinador convocados em duas modaliddes – paratletismo e paraciclismo.

No paratletismo, Taubaté terá em Lima os seguintes competidores: André Rocha (classe F53 – Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo), Alessandro Rodrigo da Silva (classe F11 – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco), Felipe de Souza Gomes (classe T11 – 100m e 400m) e Viviane Soares (classe T12 – 100m e 200m).

Além deles, foram convocados os guias Jonas Alexandre e Newton Vieira, que competem com os paratletas Felipe Gomes e Viviane Soares, que são deficientes visuais.

No paraciclismo, a representante será Telma Bueno (classe C5). A taubateana disputará as provas de Pista, Estrada e Contra-Relógio.

O técnico Guto Nascimento, do paratletismo, completa a lista como treinador dos arremessadores e lançadores da seleção brasileira.

Histórico
Essa será a segunda vez que a cidade terá representantes em Jogos Parapan Americanos. Em 2015, quando a competição foi realizada em Toronto, no Canadá, a equipe teve apenas um representante: André Rocha. Na oportunidade, o paratleta conquistou a medalha de prata no Arremesso de Peso.

Outro que esteve no país da América do Norte em 2015 foi Alessandro da Silva, mas ainda sem ser atleta da Programa Esporte Para Todos de Taubaté. No Canadá, o paratleta foi medalha de ouro nas provas de Lançamento de Disco e no Arremesso de Peso.

Embarque para Lima

Os representantes taubateanos da seleção brasileira embarcam para Lima entre os dias 16 e 19 de agosto. A paraciclista Telma Bueno será a primeira, no dia 16 de agosto. Os paratletas Felipe Gomes e Viviane Soares embarcam juntamente com seus guias no dia 18 de agosto. O técnico Guto Nascimento, André Rocha e Alessandro da Silva viajam ao Peru no dia 19.

Delegação recorde     Em 2019 a seleção brasileira buscará pela quarta vez consecutiva ficar na primeira colocação geral no quadro de medalhas. Para isso o Brasil levará uma delegação recorde, com 512 integrantes, sendo 337 atletas, entre os quais atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, que não possuem deficiência, de 23 estados e do Distrito Federal em 17 modalidades.

Nas últimas três edições do Parapan, o Brasil conquistou um total de 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

 

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais