UTRSS Saúde

Taubaté ganha unidade para encaminhamento seguro de rejeitos hospitalares

Gestão será feita pela EcoTaubaté, que garante a coleta em hospitais públicos e privados do município


Em 08/07/2019 18:10 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté ganha unidade para encaminhamento seguro de rejeitos hospitalares
Unidade será de responsabilidade da empresa EcoTaubaté (FOTO: Divulgação)

A cidade de Taubaté passa a contar com uma Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (UTRSS). O novo serviço permite um encaminhamento seguro aos rejeitos hospitalares, visando preservar a saúde da população e do meio ambiente.

Nessa fase inicial, a unidade tem capacidade para tratar 550 quilos por hora, totalizando, em média, 70 toneladas por mês de resíduos do grupo A (resíduos com a possível presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecção) e do grupo E (resíduos perfurocortantes ou escarificantes e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório).

A expectativa é aumentar o volume de tratamento para 200 toneladas por mês, quando a UTRSS estiver operando nos três turnos, o que deve acontecer ao longo dos anos, com o aumento no número de clínicas, laboratórios e hospitais. Além disso, o projeto prevê a instalação de um segundo equipamento, que pode acontecer quando a produção ultrapassar a capacidade máxima das 200 toneladas.  

Segundo a EcoTaubaté – responsável pela gestão da unidade de tratamento – a coleta desses materiais será realizada em unidades públicas e privadas do município que exerçam atividades que gerem esse tipo de resíduo, tais como hospitais, postos de saúde, estúdios de tatuagens, etc.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais