PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO Cultura

Sítio do Picapau Amarelo realiza exposição do “mundo Enkukakuka”

Além da mostra, local terá em agosto peças teatrais e atividades para as crianças


Em 04/08/2019 09:18 por Redação/ Guia Taubaté


Sítio do Picapau Amarelo realiza exposição do “mundo Enkukakuka”
Sítio do Picapau Amarelo contará com uma programação especial (FOTO: Divulgação/PMT)

O Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que fica nas dependências do Sítio do Picapau Amarelo, contará com uma programação especial no mês de agosto. Entre as atrações, está a exposição “O mundo enkukakuka brinca a cultura do medo”.

A mostra, que acontece entre os dias 18 de agosto e 30 de setembro, reúne 12 bonecões do tradicional “Bloco Encucacuca”, de São Luiz do Paraitinga, que teve fundamental importância no resgate de vários mitos do folclore luizense e da cultura regional. Kuka, Kuka-Kuka, Cuca ou Cuca-Cuca são as denominações ao primeiro boneco do Carnaval de Parahytinga. Escito com “k” porque o enkukado tem medo e com “c” porque o encucado não tem medo. Segundo a Secretaria de Cultura, o objetivo da exposição é de brincar com a imaginação e fortalecer a mitologia nacional.

Além da exposição, o Sítio recebe até o dia 1º de setembro, aos finais de semana, a programação com personagens do Sítio, das 10 às 11h e das 14h às 16h. Outras atividades realizadas serão: pintura do curupira, dobradura do Boto Cor de Rosa, brincadeiras folclóricas (cabra cega, corre cotia, pula corda, entre outras), vassoura da bruxa, dobradura da Cobra Grande e Corujinha da Madrugada. Essas atrações acontecem normalmente das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Por fim, até o próximo dia 18, estará em cartaz a peça “Pedrinho Caça Saci”, com sessões às 11h e às 16h. É necessário que o espectador retire sua senha 30 minutos antes da apresentação. Narizinho, Emília e Pedrinho decidem caçar um saci na mata virgem, em comemoração aos 150 anos da turma.

A partir do dia 24 de agosto, a peça “O nascimento do Visconde” entra em cartaz. A cada aniversário, moço especial ou dia de festa Rabicó foge para não ir para o forno. Dessa vez Narizinho e Pedrinho resolvem livrar a pele do porquinho transformando-o em um membro da família, mas para tanto precisam convencer Emília a se casar com Rabicó. Será preciso enganar a bonequinha e assim aparecerá um grande personagem do Sítio, marcando para sempre sua presença com essa turminha.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais