SAÚDE MENTAL Saúde

Taubaté participa da campanha Setembro Amarelo

Movimento busca conscientizar a população sobre prevenção do suicídio e depressão


Em 04/09/2019 19:28 por Redação/ Guia Taubaté


Taubaté participa da campanha Setembro Amarelo
Pontos da cidade estão com iluminação amarela por causa da campanha (FOTO: Divulgação/PMT)

A campanha nacional Setembro Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção do suicídio, foi novamente aderida pela Prefeitura de Taubaté.

Pontos da cidade, como o Cristo Redentor, o prédio da CTI e o Paço municipal, estão com iluminação amarela por conta da campanha.

De acordo com a Prefeitura Municipal, desde 2017, a Secretaria de Saúde de Taubaté elabora um levantamento sobre tentativas de suicídio e casos consumados no município. Este mapeamento ajuda no desenvolvimento de políticas públicas e ações voltadas aos segmentos mais sensíveis a este problema.

Entre janeiro e agosto deste ano foram registradas 277 tentativas e 13 casos consumados de suicídio. Os dois registros já são superiores ao total de casos em todo o ano de 2018. Na grande maioria das ocorrências, a depressão é citada como elemento motivador.

Ainda segundo a administração municipal, o municio conta com o Caps AD, voltado ao tratamento do consumo de álcool e outras drogas, o Caps I, destinado ao público infantojuvenil, e o Caps II, que atende portadores de transtornos mentais para o atendimento dos moradores.

A Secretaria de Saúde reforça que o acolhimento nestas unidades se dá de forma voluntária. O município conta com o serviço de escuta qualificada do Fonevida (0800 780 1122) e mantém uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV).
 

A Secretaria de Saúde de Taubaté ainda montou uma programação este ano com a realização de atividades para os servidores que trabalham com saúde mental no dia 17 e com o II Fórum de Prevenção ao Suicídio, que acontece este ano nos dias 25 e 26 no auditório de psicologia da Unitau  (Universidade de Taubaté).
O Samu  (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também aderiu à campanha de mobilização e distribuiu laços amarelos para as equipes.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais