CORONAVÍRUS Saúde

Pacientes recuperados da Covid-19 em São José falam sobre a doença

Com mais de 500 casos suspeitos, município divulgou relatos de três pessoas que estiveram contaminadas


Em 03/04/2020 17:49 por redação/ Guia Taubaté


Pacientes recuperados da Covid-19 em São José falam sobre a doença
São José tem 57 casos confirmados e um óbito pelo coronavírus (FOTO: Claudio Vieira/ PMSJC)

A maior cidade da RMVale é também a líder em casos confirmados de Covid-19. Até esta sexta-feira (3), São José dos Campos tem 58 confirmações para o coronavírus, sendo destas, um óbito. Já os casos sob investigação para a doença são 561, sendo destes sete mortes. Mas o informe epidemiológico também traz esperança para a população.

Nesta semana, doze pacientes que tiveram a doença confirmada terminaram o período de quarentena e não apresentam mais os sintomas da doença.

Segundo a Prefeitura, são oito homens e quatro mulheres que estiveram contaminados com o novo coronavírus. Alguns chegaram a ser hospitalizados, outros ficaram em isolamento domiciliar.

Em relatos passados por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, três pacientes recuperados – identificados apenas pelas iniciais de nome e sobrenome – conversaram sobre a Covid-19, confira:

PM foi um dos primeiros joseenses a contrair o vírus. Logo que voltou de uma viagem à Europa, no dia 16, ele entrou no período de quarentena. Com tosse seca, foi ao médico e fez o exame. Uma semana depois, o resultado deu positivo. Ele começou a sentir perda do olfato e paladar. Isolado em casa, seguiu as orientações para o tratamento. Nesta semana, voltou a sentir aroma e sabor. "Hoje minha vida voltou ao normal."

Quando teve alta, depois de ficar internada 9 dias – 2 deles na UTI – em um hospital particular, AN não esquece da dedicação da equipe que a atendeu. Ela conta que demorou para procurar ajuda médica, só indo buscar socorro quando o quadro se agravou. "Sou extremamente grata e devo minha vida a eles. Todo mundo se doando e me animando." Depois de recuperada, a profissional de saúde aconselha as pessoas a seguir as recomendações. "Senti muita angústia nos primeiros sintomas, mas esse período passou."

Acostumado a cuidar dos outros, o médico AM conseguiu se manter calmo durante os dias em que esteve com o quadro de covid-19. "Passei bem pior nos primeiro dias. O mal-estar foi muito grande, principalmente com as notícias alarmantes." Depois do drama inicial, AM lembra que do 8º ao 14º dia o quadro estava assintomático. "Me recuperei bem, estou ótimo. Não se sabe muito sobre a doença. A manifestação em cada paciente é diferente. O principal é ser bastante consciente e adotar as medidas de contenção determinadas pelas autoridades para que evitar os riscos de transmissão."

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais