“VELHOS CONHECIDOS” Saúde

ADL revela mais de 1.300 recipientes com larvas de Aedes aegypti

Latas e frascos plásticos, baldes, regadores e pneus foram alguns dos itens mais recorrentes encontrados em Taubaté


Em 03/02/2020 15:53 por redação/ Guia Taubaté


ADL revela mais de 1.300 recipientes com larvas de Aedes aegypti
Relação de criadouros vai desde vasilhas de consumo animal, até as já conhecidas garrafas plásticas (FOTO: Divulgação/ PMT)

A ADL (Análise de Densidade Larvária) de Verão ligou o sinal de alerta da cidade de Taubaté para uma possível nova epidemia de dengue na cidade. Além disso, a análise mostrou os itens que lideram a lista de criadouros de Aedes aegypti. Entre eles, estão velhos conhecidos da população, como latas e frascos plásticos, baldes, regadores e pneus.

O levantamento do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) registrou 30 tipos diferentes de criadouros, totalizando 1.352 recipientes com larvas do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Os três primeiros criadouros da lista correspondem a 33,94% do total de recipientes com larvas.

A relação de criadouros também apresenta locais como vasilhas de consumo animal (59), bromélias (34) e caixas de descarga de vasos sanitários (15).

Nesta semana, a equipe do CAS promove o Arrastão Xô Mosquito no Três Marias, inserido na área 8. O bairro vai ser priorizado em função de uma combinação de ADL elevada e casos confirmados de dengue.

A ADL de Verão de Taubaté atingiu 4,5 pontos no Índice Breteau (IB). O indicador apresentou elevação em relação ao levantamento do mês de outubro do ano passado, quando chegou a 1,1. Os resultados indicam que todas as regiões de Taubaté estão dentro do risco de epidemia.

Confira a relação dos criadouros mais recorrentes em Taubaté:

Criadouros mais recorrentes
Latas/frascos plásticos - 176 recipientes com larvas
Baldes/regadores - 154 recipientes com larvas
Pneus - 129 recipientes com larvas

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais