NO SANTA TEREZA Saúde

Taubaté confirma primeiro caso de sarampo em 2020

Cidade ainda soma quatro casos suspeitos, que seguem em investigação


Em 18/02/2020 11:56 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté confirma primeiro caso de sarampo em 2020
Campanha de vacinação teve início na última semana (FOTO: Divulgação/ PMT)

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirmou o primeiro caso de sarampo no município em 2020. Segundo a Prefeitura, o caso foi confirmado na última semana e trata-se de um menino de 7 meses, morador do bairro Santa Tereza. Ele não tinha sido vacinado e passa bem. Foi realizado um bloqueio vacinal na residência e região no entorno.

Outros quatro casos suspeitos seguem em investigação pela Vigilância Epidemiológica. O município fechou o ano de 2019 com um total de 30 casos de sarampo confirmados. O registro desse primeiro caso este ano reforça o alerta para a circulação do vírus do sarampo em pleno verão. No ano passado, Taubaté confirmou o primeiro caso em julho, durante o inverno.

A vacina deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança até 29 anos de idade. Pessoas de 30 a 59 anos (nascidos a partir de 1960) devem receber uma dose. Àqueles que não tomaram ou têm dúvidas devem comparecer às unidades de saúde com a caderneta de vacinação. É preciso levar sempre um documento de identificação e se possível o cartão SIM/SUS. A imunização é contraindicada para mulheres grávidas, pacientes em tratamento de quimioterapia e pessoas com algum problema relacionado a imunidade.

As pessoas que já tiveram sarampo podem ser consideradas imunes. Além do sarampo, a vacina protege contra caxumba e rubéola.

Campanha
Desde o início da campanha, em 10 de fevereiro, as unidades de saúde de Taubaté receberam 4.646 pessoas com dúvidas sobre a necessidade de vacinação. Deste total, foram aplicadas 89 doses da vacina. A campanha segue até o dia 13 de março em todas as unidades de saúde que possuem salas de vacinação, dentro dos dias e horários específicos de funcionamento.

Durante o dia D da campanha, no último sábado, dia 15 de fevereiro, também foi realizada uma atualização da aplicação da vacina contra o HPV, com a aplicação de 316 doses.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais