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Online: Confira os serviços digitais do PAT de Taubaté

Carteira de trabalho digital e seguro desemprego são algumas das opções pelo meio eletrônico


Em 22/03/2020 15:15 por redação/ Guia Taubaté


Online: Confira os serviços digitais do PAT de Taubaté
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O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Taubaté (PAT) orienta a população sobre como fazer a carteira digital de trabalho e como solicitar o seguro desemprego de forma digital.

A carteira de trabalho digital pode ser feita pelo acesso ao site https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/. Nesta página, o trabalhador vai encontrar informações a respeito da necessidade de modernizar as informações da  vida laboral e o Ministério da Economia disponibiliza gratuitamente a carteira digital que substituirá a carteira de trabalho impressa em papel.

Para acesso ao documento, basta clicar no link https://servicos.mte.gov.br/ e o usuário será remetido a página do Emprega Brasil. Lá é só realizar o cadastro, preencher os campos solicitados e a carteira estará pronta. Outra opção é baixar o aplicativo. Em caso de solicitação de segunda via, algumas perguntas serão feitas aos usuários e, em caso de dúvida, é recomendado procurar uma agência do INSS

Se o interessado já possuir cadastro no site gov.br, mais emprego, meu INSS, emprega mais Brasil, deverá usar a mesma senha de acesso no site carteira de trabalho digital e selecionar a opção já tenho cadastro.      

Entre os benefícios da carteira digital estão o maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento; agilidade no aceso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas e integração de dados do Ministério da Economia.

Já para solicitar o seguro desemprego, o usuário já deve ter criado sua carteira de trabalho virtual. Basta clicar em benefícios e clicar em seguro desemprego. O aplicativo irá requerer o número do requerimento que se encontra na folha de requerimento do seguro desemprego, um número de dez dígitos que começa com "777". Quando os dados apareceram na tela, é necessário ler e concordar com os termos apresentados. Feito isso, aparecerá a quantidade e o valor das parcelas de seu seguro-desemprego na tela. Caso o sistema encontre alguma divergência, surgirá uma notificação de recurso. O recurso poderá ser feito pelo próprio aplicativo, seguindo as orientações do mesmo.  

O seguro-desemprego da categoria doméstica, alvará judicial e código de dispensa PD0 não estão disponíveis pelo aplicativo.

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