EM ALERTA Serviços

Taubaté realiza Dia D contra dengue após mais de 300 casos confirmados

Número referente aos meses de janeiro e fevereiro já supera todo o ano de 2019


Em 11/03/2020 11:44 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté realiza Dia D contra dengue após mais de 300 casos confirmados
Equipes estarão na região central e em bairros promovendo atividades de conscientização (FOTO: Divulgação/ PMT)

A cidade de Taubaté segue com números altos de casos de dengue em relação aos últimos anos. Segundo o balanço atualizado da Vigilância Epidemiológica, o município encerrou o mês de fevereiro com 303 casos confirmados da doença, sendo 289 casos autóctones e 14 casos importados. Levando isso em conta, a Prefeitura promove nesta quarta-feira (11), um Dia D contra o Aedes Aegypti.

As atividades voltadas à população acontecem na região central e em bairros, com a participação de servidores da prefeitura, representantes do Comitê Municipal de Combate à Dengue e lideranças comunitárias.

Desde as 9h, funcionários da Secretaria de Saúde realizam a distribuição de panfletos na praça Dom Epaminondas.

Mensagens de prevenção à dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito vão estar exibidas nos painéis eletrônicos da Secretaria de Mobilidade Urbana espalhados pelas principais vias de Taubaté.

Mais de 200 agentes do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) e agentes comunitários de saúde das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) participam de um grande mutirão de vistorias a residências para a localização de criadouros do mosquito e orientação aos moradores.

Também estão previstas neste dia ações de nebulização em áreas com confirmação de casos de dengue, além da passagem do caminhão cata treco dentro da programação do arrastão Xô Mosquito.

Última década com epidemia e melhora
Os últimos 10 anos foram de oscilação entre períodos de epidemia de casos de dengue e anos com melhora nos números.

De acordo com dados da Prefeitura, Taubaté enfrentou epidemia em 2010 (4.127 casos), 2011 (4.426 casos), 2014 (9.662 casos), 2015 (2.475 casos) e 2016 (3.306 casos).

Em 2017 e 2018, o município apresentou números baixos de casos: 71 e 58 casos respectivamente. Já em 2019 esse número voltou a subir, com um total de 237 casos. Esse número, atingido após 12 meses, foi superado em apenas dois em 2020.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti é transmissor de doenças como chikungunya, zika e febre amarela.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais