DE 30% Economia

Acordo para redução da jornada de trabalho na Volkswagen é aprovado

Medida será válida para os meses de maio, junho e julho; retomada dos serviços está marcada para próximo dia 18


Em 22/04/2020 18:20 por redação/ Guia Taubaté


Acordo para redução da jornada de trabalho na Volkswagen é aprovado
Fábrica em Taubaté conta com 3.100 trabalhadores (FOTO: Volkswagen)

As assembleias virtuais, realizadas nos últimos dois dias por trabalhadores das fábricas da Volkswagen no Brasil (São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais-PR), terminaram com a aprovação da proposta de redução de 30% da jornada de trabalho durante os meses de maio, junho e julho deste ano, com retorno ao trabalho previsto para 18 de maio.

Durante esse período de três meses, os trabalhadores receberão mensalmente uma remuneração correspondente a 100% do salário líquido, com uma composição de valores pagos pela empresa e recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Além disso, foi aprovada a postergação para dezembro de 2020 de 20% da primeira parcela da PLR. Todos os empregados das categorias horistas e mensalistas são impactados com esta medida pelos próximos 90 dias.

O acordo também determina que a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) seja paga em maio. O valor será correspondente a 42% da PLR de 2019. Os 8% restantes serão pagos em dezembro, juntamente com a segunda parcela.

Os trabalhadores ainda aprovaram um novo cronograma para o fechamento do banco de horas. Os parâmetros do acordo não terão impacto no cálculo de férias ou 13º salário. Além disso, a proposta prevê a efetivação de alunos do Senai que estão em contrato temporário na fábrica de Taubaté.

Retorno ao trabalho
Para o retorno ao trabalho, no dia 18 de maio, será adotada uma série de ações preventivas para reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus. Entre essas medidas estão adaptações na linha de produção, nos refeitórios e no transporte dos trabalhadores. O objetivo é aumentar a distância entre os funcionários e evitar aglomerações.

Além do reforço na higienização e da utilização de equipamentos de proteção, o protocolo incluirá a medição da temperatura corporal dos funcionários. Todas as ações serão detalhadas e apresentadas posteriormente aos trabalhadores por meio de informativos e treinamentos.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais