BOLETINS DO FIM DE SEMANA Plantão

Covid-19: Novos óbitos suspeitos e recomendações para uso de máscara

Prefeitura de Taubaté investiga mais duas mortes pelo coronavírus; cidade recebe novo lote de exames


Em 06/04/2020 12:04 por redação/ Guia Taubaté


Covid-19: Novos óbitos suspeitos e recomendações para uso de máscara
Máscaras cirúrgicas e as do modelo N95 devem continuar de uso exclusivo dos profissionais de saúde em ambiente hospitalar (FOTO: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

A cidade de Taubaté inicia a semana com redução no número de casos suspeitos do coronavírus, e mudanças nas recomendações em relação ao uso de máscaras pela população.

Neste domingo (5), a Prefeitura Municipal confirmou a vinda de um novo lote de exames, que permitiu a Vigilância Epidemiológica de Taubaté reduzir o número de casos suspeitos para 146.

Deste total, 16 pacientes estão internados em hospitais do município, entre os quais quatro em estado mais crítico. O número de casos descartados passou para 78.

Já no sábado (4), a administração informou sobre a investigação de mais duas mortes suspeitas por coronavírus. As vítimas são duas mulheres, de 46 anos e de 69 anos, ambas com histórico de comorbidades. A paciente de 46 anos já chegou em estado de parada cardiorrespiratória na Unidade de Pronto Atendimento (UOA) Santa Helena. Já a paciente de 69 anos estava internada em um hospital de Caraguatatuba.

Com esses dois casos, Taubaté tem um total de cinco mortes investigadas por Covid-19. Até o momento, a cidade confirmou um óbito pelo vírus, de um morador de São Paulo, que estava internado em um hospital do município.

Uso de máscaras
O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus de Taubaté divulgou neste final de semana recomendações quanto ao uso de máscaras pela população e a confecção de máscaras caseiras.

De acordo com o documento, as máscaras cirúrgicas e as do modelo N95 devem continuar de uso exclusivo dos profissionais de saúde em ambiente hospitalar. O uso de máscaras caseiras deve obedecer critérios de higiene. Além disto, esta prática tem como principal objetivo evitar contaminar outras pessoas e não garantir proteção contra a doença. Segue em anexo a recomendação.

Confira abaixo as orientações da Prefeitura quanto ao uso das máscaras:

• A recomendação sobre o uso de máscaras pela população foi ampliada recentemente pelo Ministério da Saúde brasileiro, pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA, e pela OMS.

• No início, a orientação era que somente as pessoas sintomáticas ou os que cuidavam de pessoas sintomáticas deveriam utilizar máscaras. Entretanto, como cada vez mais se acredita que pessoas assintomáticas também possam transmitir o vírus (mesmo sem saber que estão infectadas), os órgãos oficiais de saúde determinaram que a orientação fosse alterada.

• As máscaras cirúrgicas ou as máscaras N95 devem ser utilizadas somente por profissionais da saúde em ambiente hospitalar.

• Os tecidos indicados são: algodão, tricoline, TNT de duas faces ou na falta poderá ser um pedaço de tecido daquela camisa velha, calça antiga.

• Usar máscara caseira em ambiente comum é um ato coletivo e não individual!

• Ela impede que você transmita, não que você pegue a doença!

• Isso ocorre se você souber: como usar, quando usar, como limpar e guardar a sua máscara caseira!

• Quando mal utilizada pode servir de veículo de transmissão e aumentar o risco de contaminação. Dicas importantes para o uso correto das máscaras caseiras:

• A máscara é individual e não pode ser dividida, nem com familiares.

• A máscara deve ser usada por cerca de duas horas, ou até ficar úmida. Depois, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;

• A máscara deve ter pelo menos duas camadas de pano (dupla face);

• Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;

• Use a máscara sempre que precisar ir a locais como: farmácia, supermercado ou transporte público, onde é mais difícil manter as medidas de distanciamento social (lembre-se de sair de casa só em casos estritamente necessários).

• Saia sempre com pelo menos uma máscara reserva e leve uma sacola para guardar a suja, quando precisar trocar;

• Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária, ou com mistura de água e sabão. Deixe de molho por cerca de vinte minutos;

• Guarde em um recipiente limpo depois de secas.

• As pessoas devem ter cuidado para não tocar nos olhos, nariz e boca ao remover a máscara caseira do rosto e lavar as mãos imediatamente após a remoção com água e sabão (ou passar álcool em gel a 70% se estiver sem acesso à torneira).
 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais