MEDIDAS Serviços

Acit apresenta protocolos para possível reabertura do comércio em Taubaté

Entre as medidas estão práticas de limpeza, higiene e desinfecção do local; empresas são aconselhadas a fixarem cartazes


Em 22/05/2020 13:52 por redação/ Guia Taubaté


Acit apresenta protocolos para possível reabertura do comércio em Taubaté
Estabelecimentos deverão seguir normas, principalmente envolvendo limpeza, higiene e desinfecção (FOTO: Agência Brasil/ EBC)

A Acit (Associação Comercial e Industrial de Taubaté) anunciou uma lista de sugestões e protocolos que será entregue à Prefeitura Municipal, com orientações e regras que podem ser aplicadas nas empresas para oferecer segurança no atendimento aos clientes e para os próprios funcionários. Segundo a entidade, o objetivo é alcançar uma flexibilização e reabertura do comércio.

Ao lado da Câmara, da própria Prefeitura e de entidades de classe, a ACIT integra o comitê que analisa e estrutura um plano de trabalho para a retomada das atividades econômicas no município.

Segundo a Acit, será necessário que os estabelecimentos sigam algumas normas, entre elas estão as práticas de limpeza, higiene e desinfecção obrigatória do local, das superfícies de contato (balcão, cadeiras, máquinas de cartão, etc), de sanitários, portas, torneiras, entre outas, de forma mais frequente e com os produtos indicados para a contenção do vírus.

“Todos devem manter, também, a distância segura entre as pessoas de 1,5 metro, salvo quando a atividade do colaborador exija interação, e controle de acesso ao interior do estabelecimento para que se respeite esse distanciamento, evitando aglomerações”, afirma a entidade.

As sugestões seguem como o uso de máscaras coloridas pelos funcionários e que troquem a cada 2 horas, com exposição em cartazes sobre as cores referentes a cada período programado. Aqueles que trabalham nos caixas devem usar, também e de forma obrigatória, a máscara de acrílico com viseira facial anti-respingos, conhecida como Face Shield.

Para as empresas do ramo de alimentação, está vetada a oferta de qualquer tipo de amenidades que prolonguem a estadia do consumidor no estabelecimento, como TV e música ao vivo, além da disponibilidade de saches de temperos e condimentos para uso individual.

Nesse trabalho de auxílio da retomada da economia, a Acit fez ainda uma lista com sugestão dos horários de funcionamento, tanto para o comércio quanto para empresas prestadoras de serviços, de maneira que atenda às necessidades do público sem causar aglomeração e considerando maior segurança no transporte público e de circulação.

As empresas que optarem por retomar seus serviços com atendimento ao público devem ainda providenciar cartazes de orientação para funcionários e clientes e deixá-los em local visível.

A Acit disponibiliza em seu site www.acitaubate.com.br o kit da campanha “Juntos por Taubaté”, com orientações para clientes e funcionários. O material está disponível para download gratuito a todos que quiserem utilizar em seus estabelecimentos.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais