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Estudo da Acit mostra queda de faturamento de 90% dos associados


Pesquisa foi divulgada nesta semana e mostra a situação de algumas empresas e indústrias diante da pandemia de coronavírus

Estudo da Acit mostra queda de faturamento de 90% dos associados Estudo mostrou queda de 75% nas vendas do mês de abril, em comparação ao mesmo período em 2019 (Foto: Divulgação/ Acit)
Publicado em 27/05/2020 12h26
por redação/ Guia Taubaté

Um estudo realizado pela Associação Comercial e Industrial de Taubaté (Acit) revela a situação de algumas empresas diante da pandemia do coronavírus.

A pesquisa foi realizada digitalmente, e encaminhada aos associados da Acit via email e mensagem de WhatsApp. Entre eles, estão empresas que atendem o setor de comércio (48,5%), prestação de serviços (44,5%) e indústria (7%). Desse total, 34,5% se encaixam nos chamados serviços essenciais.

De acordo com a Acit, a situação pode ser classificada como “alarmante”. Entre as questões, o apontamento para o faturamento atual mostrou que 24,6% das empresas devem encerrar suas atividades em até 30 dias, caso se mantenham fechadas. Já outras 17,8% eventualmente conseguiriam aguentar, no máximo, por mais 60 dias. O cenário atual mostra que somente 12% das empresas pesquisadas afirmaram conseguir manter seus negócios por prazo indeterminado nesse cenário de quarentena.

O estudo ainda mostra que 90% dos associados tiveram queda substancial em seu faturamento, e desses, 56,5% confirmaram uma queda superior a 60% nas receitas.

Sobre a procura de apoio em instituições financeiras, 60% buscou esse auxílio para manter seus compromissos, justificando principalmente a folha de pagamento e fluxo de caixa. Porém, desse percentual, 65,5% tiveram seus pedidos de créditos negados.

Com este cenário, 63,5% dos empresários optou por adiar os pagamentos de impostos, 45% negociou ou não pagou aluguéis, fornecedores e bancos, e somente 20% conseguiu manter o pagamento de seus compromissos.

Numa comparação de vendas entre abril de 2019 e abril de 2020, a pesquisa apontou uma queda de 75%. E a inadimplência nesse período de pandemia revela um número expressivo, com registro de 60% de aumento.

Negociações e Demissões

Entre os temas abordados na pesquisa, estavam questões sobre a manutenção dos empregos.

Uma das soluções encontradas imediatamente após o anúncio do isolamento foi a concessão de férias coletivas, adotada por 80% das empresas. Cerca de 40% dos contratos de trabalho foram suspensos temporariamente ou reduziram, proporcionalmente, a jornada e salários.

Ainda houve os que adotaram o sistema home office (30%) e, por fim, apenas 7% colocaram seu colaborador em isolamento social sem alterar as condições de trabalho.

O levantamento aponta que o período registrou altos índices de demissões, em que 65% das empresas dispensaram pelo menos um funcionário ou cancelaram os contratos de trabalho terceirizados. Alguns estabelecimentos chegaram a demitir entre cinco e seis pessoas nos últimos dias. A verba rescisória foi uma das questões que chamou atenção, pois 20% das empresas tiveram que negociar esse pagamento por falta de fluxo de caixa para assumir esse compromisso imediato.

Soluções e alternativas

Algumas empresas optaram por realizar a venda online. Para chegar aos clientes 55% delas utilizou suas redes sociais e 88% fizeram contato via mensagem de whatsapp. As entregas são realizadas, em grande parte, de forma presencial ou ainda pelo sistema de delivery próprio, atendendo as regras sanitárias.

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