CONFIRA AS REGRAS Economia

“Retomada” em Taubaté terá comércio fechado aos sábados e domingos

Decretos com regras e medidas a serem tomadas para flexibilização foram publicados nesta sexta-feira (29)


Em 29/05/2020 19:24 por redação/ Guia Taubaté


“Retomada” em Taubaté terá comércio fechado aos sábados e domingos
Comércio na região central poderá funcionar das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira (FOTO: Arquivo/ Guia Taubaté)

O anúncio do Plano São Paulo pelo Governo de São Paulo fez a Prefeitura de Taubaté publicar nesta sexta-feira (29) dois decretos para regulamentar a chamada “retomada consciente” de atividades, a partir da próxima segunda-feira (1º de junho).

Entre as informações dos textos, estão regras para o funcionamento de imobiliárias, concessionárias e lojas de veículos, escritórios, comércios em geral e aqueles estabelecimentos localizados no camelódromo e em shoppings.

As regras podem ser conferidas detalhadamente no site da Prefeitura, com detalhamento sobre horários e dias específicos de funcionamento dos estabelecimentos e medidas de prevenção e higiene para trabalhadores e clientes, com o pagamento de multa de R$ 5 mil no caso de descumprimento.

Entre as medidas está a determinação de abertura dos shoppings somente das 12h às 20h, vedado o funcionamento aos sábados, domingos e feriados. As praças de alimentação devem permanecer fechadas, funcionando apenas o sistema “drive-thru” e “delivery”. Outras regras para os shoppings podem ser conferidas no seguinte decreto: https://www.taubate.sp.gov.br/anexos/decretos/2020/14739.pdf.

Para os estabelecimentos comerciais do centro e dos bairros, entre as regras estão: utilização de máscara descartável por todos os funcionários e clientes; disponibilização de frasco de álcool em gel 70% na entrada e na saída; higienização frequente das superfícies de toques; proibição do uso de provadores ou de prova de produtos em geral; limpeza e desinfecção dos sistemas de ar-condicionado; funcionamento das 10h às 18h (estabelecimentos comerciais, camelódromo e shopping popular; entre outros, que podem ser conferidos no decreto: https://www.taubate.sp.gov.br/anexos/decretos/2020/14738.pdf.

As imobiliárias e escritórios em geral devem garantir a distância de 1,5 (um metro e meio) entre os funcionários e clientes; disponibilizar álcool em gel 70% ao lado dos computadores ou em todas as mesas de trabalho; preferencialmente, adotar o sistema de trabalho remoto (“home-office”); escalonar em horários distintos a entrada e saída de funcionários; e atendimento individual com agendamento prévio, sendo vedada a espera de clientes no interior do local.

Para as concessionárias e lojas de veículos, o decreto estabelece o controle do acesso a lotação máxima de um cliente a cada 4m² de área de vendas ou serviços; higienizar os locais de manuseio de clientes nos veículos como volantes, freio de mão, assentos, chaves, maçaneta, entre outros; permitir test-drive com somente 02 (duas) pessoas no veículo e higienizá-lo, antes e após o uso; e manter os vidros abertos nos veículos em exposição.

O funcionamento dos estabelecimentos comerciais, assim como os shoppings centers, também está vedado aos sábados, domingos e feriados.

A Prefeitura anunciou ainda a retomada do atendimento ao público das repartições municipais a partir de segunda-feira (1º) com regras de higienização e distanciamento definidas em protocolos específicos.

Por fim, a administração municipal elaborou protocolos para permitir a retomada gradual de celebrações religiosas em igrejas e templos. Os documentos podem ser acessados pelos internautas no portal da prefeitura a partir deste final de semana.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais