
Campanha de combate a sífilis acontece nesta semana em Taubaté
Diagnóstico é identificado por meio de exames de testes rápidos e exames específicos de sangue
Em 23/10/2021 17:43 por redação/ Guia Taubaté

Entre a próxima segunda-feira (25) e quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde de Taubaté realiza uma campanha de combate à Sífilis.
O diagnóstico de sífilis é identificado por meio de exames de testes rápidos e exames específicos de sangue. Durante todo o ano as unidades básicas de saúde e o Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI) oferecem a testagem rápida para a doença.
A partir de segunda-feira serão realizados testes rápidos de sífilis nas seguintes unidades de saúde: AMI, ESFs Piratininga, Esplanada, São Gonçalo, Vila São José, Ana Rosa, Santa Isabel, Novo Horizonte, Santa Tereza, Estoril, Marlene Miranda, Monjolinho e Jaraguá.
Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a sífilis tem tratamento e cura. É causada por bactéria e pode se manifestar em diferentes estágios. A transmissão pode ocorrer por relação sexual, sem uso de preservativo, com uma pessoa infectada. A doença pode ser assintomática, porém, dependendo do estágio podem aparecer feridas genitais, manchas no corpo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, além de alterações ósseas, cardiovasculares e neurológicas. A sífilis congênita ocorre quando a doença é transmitida da mãe não tratada ou tratada de forma não adequada para a criança durante a gestação. Por isso, a importância do teste no pré-natal.
Em Taubaté, até outubro de 2021, foram 96 notificações de casos da doença, contra 142 em 2020. Esses dados se referem à Sífilis adquirida que, teve maior prevalência na faixa etária de 20 a 29 anos, com 40% de incidência, sendo 52,07% no sexo feminino.
No caso de Sífilis em gestantes, neste ano foram detectados 15 casos e 78 no ano anterior. Crianças infectadas pelas mães em 2021 foram 40 contra 60 no ano passado.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
