SAÚDE DO HOMEM Saúde

Campanha “Novembro Azul” é destaque em Taubaté

Tema em 2021 é “Homem: cuidar-se também faz parte!”


Em 03/11/2021 17:34 por redação/ Guia Taubaté


Campanha “Novembro Azul” é destaque em Taubaté
Tema da campanha deste ano é “Homem: cuidar-se também faz parte!” (FOTO: Arquivo/ PMT)

A campanha “Novembro Azul” será realizada pela Secretaria de Saúde de Taubaté ao longo de todo o mês, conhecido por ser o “mês da saúde do homem”, com ênfase para detecção precoce do Câncer de Próstata.

O tema da campanha deste ano é “Homem: cuidar-se também faz parte!”, que salienta a importância da detecção precoce e, mais do que isso, a prevenção e os cuidados de saúde que todos devem ter rotineiramente.

Com este enfoque, a Secretaria de Saúde, incentivará a população masculina a se cuidar e frequentar as unidades de saúde sempre que necessário e se prevenir contra outras doenças como a hipertensão arterial, o diabetes e a obesidade. Além disso, haverá esclarecimento sobre todos os serviços que estão disponíveis para esta população como vacinação, testes rápidos contra HIV, sífilis, hepatites B e C, teste de rastreamento para tuberculose e de outras doenças.

As famílias são parte essencial neste processo e devem ser orientadas a apoiar e incentivar estes homens a se cuidarem e a criarem o hábito da prevenção, desde jovens. Para tal, todas as unidades de saúde farão ações sobre a saúde do homem em datas específicas ao longo do mês e que serão divulgadas pela prefeitura. Entre as ações, estarão disponíveis: acolhimento de casos suspeitos, palestras sobre o tema e sobre prevenção, além do agendamento de consultas médicas dos casos suspeitos, solicitação de exames específicos e encaminhamento aos especialistas quando necessário. Os casos mais graves terão prioridade, sempre respeitando as regras de distanciamento social e o uso de máscaras e limpeza das mãos.

Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer), está previsto para o triênio 2020-2022, cerca de 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano, o que equivale a 62,95 casos novos a cada 100 mil homens em todo Brasil. Sendo este o tipo de câncer que mais acomete a população masculina, ou seja, equivale a 29,2% de todos os cânceres entre os homens.

Em 2019 foram confirmados 24 casos novos casos de câncer de próstata em Taubaté. E em 2020 foram registrados 31 casos confirmados da doença. Com a pandemia da Covid-19, muitos homens deixaram de procurar os serviços de saúde e a estima é de que esse número possa

Apesar deste tipo de câncer ser mais frequente acima dos 60 anos, homens com história de familiares que tiveram câncer de próstata devem ficar mais atentos aos sintomas ainda que não tenham completado 60 anos. Hoje, a recomendação é que pessoas que possuem casos na família busquem atendimento a partir dos 40 anos e caso não tenham, a partir dos 50 anos de idade.

Importante lembrar sempre que a prevenção deve começar ainda na juventude, com um estilo de vida saudável e uma dieta rica em frutas, verduras, cereais integrais e com menos gordura. Além da prática de atividade física regular, ajudando a diminuir o risco de câncer e diabetes.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais