CONSCIENTIZAÇÃO Saúde

Sedes de Taubaté recebe evento para prevenção do Diabetes

Ação integra a Campanha de Combate a Diabetes e acontece no Dia Mundial do Diabetes


Em 13/11/2021 13:39 por redação/ Guia Taubaté


Sedes de Taubaté recebe evento para prevenção do Diabetes
Campanha tem como objetivo detectar novos casos da doença através de teste de glicemia (FOTO: Agência Brasil)

A Secretaria de Saúde de Taubaté realiza neste domingo (14), das 9h às 14h, no parque do Sedes, um evento para conscientização e prevenção do Diabetes.

Segundo a Prefeitura, essa ação integra a Campanha de Combate a Diabetes e acontece no Dia Mundial do Diabetes. Serão realizadas triagem da condição de saúde, aferição de pressão arterial, medição da circunferência abdominal, pesagem e testes de glicemia capilar. Além dos cuidados em saúde, o evento conta com apresentações musicais.

Os protocolos sanitários e de saúde devem ser mantidos, sendo obrigatório o uso de máscaras, distanciamento social em caso de filas e utilização do álccol em gel.

Ás 10h o Quarteto de Cordas, do Centro Cultural Toninho Mendes, traz música de qualidade ao público. O Quarteto foi formado este ano por servidores da Secretaria de Turismo e Cultura com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, por meio da música, incluindo no repertório desde canções de estilo clássico até o rock. A partir das 13h, a diversão fica por conta do Sexteto Taubabrass, grupo formado por instrumentos de metais e percussão. No repertório eclético, músicas que vão do erudito ao jazz.

A entrada no parque será liberada somente pelo portão da Avenida Benedito Elias de Souza e o local estará aberto normalmente para a população visitar, praticar esportes e realizar outras atividades.

De 16 e 19 de novembro, sempre pela manhã, todas as unidades de saúde da Atenção Básica participam da Campanha de Prevenção e Combate a Diabetes e realizam atividades promovidas pelas equipes de cada local.

A campanha tem como objetivo detectar novos casos da doença através de teste de glicemia capilar na população em geral, tanto em homens quanto em mulheres. Existe uma estimativa de que em Taubaté o número de diabéticos possa chegar a quase 20.000 pessoas, muitas das quais nem sabem que estão diabéticas ou pré-diabéticas, por isso a necessidade das campanhas de triagem.

O diabetes se caracteriza pelo aumento nos níveis de glicose no sangue, o que pode acarretar lesões em órgãos vitais como rins, coração e cérebro, além de distúrbios na circulação sanguínea, o que pode levar a perda da visão e lesões graves nos pés, por exemplo. O diabetes está entre as doenças crônicas mais comuns entre os adultos e com grande potencial de complicação, prejudicando a qualidade de vida das pessoas. O tratamento inclui acompanhamento médico regular, entendimento pelo paciente de todos os detalhes de sua doença e suas complicações, dieta saudável, prática de atividade física, controle do peso, uso de medicamentos orais ou injetáveis, da forma correta e sob orientação médica e da enfermagem e tratamento precoce das complicações.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais