HITT participa de audiência pública sobre empreendedorismo feminino na Câmara de Taubaté
Na última quarta-feira (06), o gestor do HITT, Altair Emboava, esteve na Câmara Municipal de Taubaté para participar de uma Audiência Pública para debater o empreendedorismo feminino.
Em 11/12/2023 11:29 por
Na última quarta-feira (06), o gestor do HITT, Altair Emboava, esteve na Câmara Municipal de Taubaté para participar de uma Audiência Pública para debater o empreendedorismo feminino. O evento solicitado pela vereadora Elisa, do Representa Taubaté (Cidadania), por meio do requerimento, contou com a presença de empreendedoras de diferentes segmentos do mercado de negócios da cidade, além da vice-prefeita Adriana Mussi.
“Visitando o HITT me deparei com o empreendedorismo feminino e as questões que envolvem esse universo, que antes não fazia parte da minha pauta como vereadora. Esse foi o início da minha caminhada na Câmara também com essas questões. A gente foi se estreitando, se aproximando, eu fui conhecendo mais esse tema e decidi trazer para o espaço de leis uma audiência pública abordando as questões que envolvem o empreendedorismo feminino e dar visibilidade”, salienta Elisa.
Segundo a vereadora, foi feita uma indicação ao prefeito Saud de um projeto lei para a implementação do programa “Tem saída”, para que as mulheres em situação vulnerável, possam ver no empreendedorismo a possibilidade de sair de um ciclo de violência ou de uma situação financeira ruim.
O evento também contou com a presença de Michele Pires, idealizadora do Clube E-manas, projeto empreendedora com foco no empreendedorismo feminino desenvolvido, em sua primeira fase no HITT, quando era conhecido como Empreenda Mamys.
“A presença da mulher empreendedora da Câmara, mostra o olhar público entendendo que nós mulheres, donas de negócios, estamos nesse movimento com o empreendedorismo para conseguir gerar emprego e renda, para uma população da cidade que tem condições de movimentar a economia local”, afirma Michele.
Durante a audiência foram abordados temas como recolocação profissional, a presença da mulher no ecossistema de negócios taubateano, relação família, maternidade e empreendedorismo feminino, entre outros temas relevantes para o amadurecimento de políticas favoráveis às mulheres empreendedoras. Para isso, além da participação e momento de fala dos convidados que fizeram parte da mesa, composta por representantes da sociedade, mulheres empreendedoras e outras participantes foram convidadas a subir à tribuna para relatar suas experiências de vida e impressões sobre o empreendedorismo feminino. Uma delas foi Estefânia Alves Monteiro Peixoto, da startup Afeto Natural, residente do HITT.
“Me senti muito feliz e honrada por ter sido convidada a participar da Audiência Pública de Taubaté, que teve como pauta o empreendedorismo feminino. Como empreendedora local pude compartilhar minhas experiências, perspectivas e insights valiosos sobre os desafios e oportunidades vivenciadas pelas mulheres empreendedoras da região. Pude ouvir mulheres de sucesso que também compartilharam sua jornada empreendedora. Esse foi um passo significativo para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas à realidade de tantas mulheres que lutam para crescer e contribuir com a sociedade.” finaliza Estefânia.