
História do Mercado Municipal de Taubaté é eternizada em websérie documental
Em evento para a preservação do patrimônio, acontece o lançamento do episódio exclusivo sobre o Mercado Municipal de Taubaté da série documental "Revendo Taubaté" que dá voz a histórias nunca antes registradas.
Em 11/11/2024 15:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté

Nesta terça-feira, 12 de novembro, às 19h, o projeto "Revendo Taubaté" lança o episódio "Mercadão" durante o 2º Simpósio Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba: Territórios e Sensibilidades, no Auditório do Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté. O evento, gratuito e aberto ao público, é organizado pela Universidade de Taubaté e pela Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba do IPHAN-SP.
A convite de André Bazzanella, cientista social e chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba do IPHAN-SP, o documentário será exibido com o intuito de imortalizar a história de um dos mercados mais antigos e icônicos do Vale do Paraíba. "Esperamos conservar essa memória para as futuras gerações", comenta Bazzanella.
"Revendo Taubaté" surgiu em 2018 como um documentário autoral dos produtores audiovisuais Bruno Urzua e Vanessa Toledo, sócios da Rever Produções, produtora independente de Taubaté. Este ano, o projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, permitindo que novas histórias fossem contadas.
"Escolhemos o Mercadão para esta temporada porque, além de ser um polo cultural, ele também é essencial para a economia da cidade. Diferente da maioria das cidades do Vale, que possuem mercados menores, o Mercadão de Taubaté é um diferencial", explica Vanessa Toledo, diretora audiovisual do projeto.
O trabalho envolveu uma equipe multidisciplinar de comunicação e audiovisual, além da colaboração de professores e historiadores que contribuíram para a pesquisa histórica.
Rachel Abdala, historiadora e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio de Taubaté, afirma:
"Ninguém ama aquilo que não conhece e ninguém preserva aquilo que não ama. O conhecimento é o primeiro passo para preservar nossa identidade e manter nossa humanização."
O segundo dia do simpósio também terá o lançamento do episódio "Feira da Breganha", na quarta-feira (13), às 19h30, no mesmo local.
Lançamento do episódio "Mercado Municipal"
- Data: 12/11
- Horário: 19h
- Local: Auditório do Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté
- Endereço: Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté - SP
Lançamento do episódio "Feira da Breganha"
- Data: 13/11
- Horário: 19h30
- Local: Auditório do Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté
- Endereço: Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté - SP
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
