Alerta do Inmet para tempestades com ventos de até 100 km/h segue até quarta-feira na região

O Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta de chuvas intensas, ventos fortes e até granizo até esta quarta-feira, 4 de dezembro, no Vale do Paraíba e região.


Em 03/12/2024 11:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Alerta do Inmet para tempestades com ventos de até 100 km/h segue até quarta-feira na região
Alerta do Inmet para tempestades com ventos de até 100 km/h segue até quarta-feira na região (FOTO: Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta que permanece até esta quarta-feira, 4 de dezembro, indicando a possibilidade de tempestades com ventos fortes e chuvas intensas em todo o Vale do Paraíba e região. O aviso teve início na segunda-feira (2) e segue ao longo desta semana.

A mudança climática está sendo provocada por um cavado — corrente de ventos em altitude que contribuem para a formação de nuvens de tempestade — e a chegada de uma frente fria vinda do Sul do país, que, juntas, modificam o clima em toda a região.

Até quarta-feira, há previsão de chuva intensa, com índices de 30 a 60 mm por hora ou uma média de até 100 mm em um único dia. O Inmet também alerta para ventos que podem atingir velocidades entre 60 km/h e 100 km/h.

As 46 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina foram incluídas no nível laranja de risco, o que indica um perigo intermediário na escala de gravidade do instituto. Veja a escala:

  • Amarelo: perigo potencial
  • Laranja: perigo
  • Vermelho: grande perigo

A região deve se preparar para possíveis temporais, com raios, ventos fortes e até queda de granizo. Existe ainda risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Orientações

O Inmet orienta a população a não se abrigar embaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas.

Os moradores das áreas mais vulneráveis devem redobrar a atenção, especialmente aqueles que vivem em locais suscetíveis a deslizamentos ou alagamentos.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais