PARATLETISMO Esporte

Paratleta André Rocha conquista medalha de ouro no Campeonato Mundial de Paratletismo

A categoria foi de lançamento de disco durante o campeonato realizado no Japão.


Em 20/05/2024 18:35 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Paratleta André Rocha conquista medalha de ouro no Campeonato Mundial de Paratletismo
É o segundo título mundial em sua carreira. (FOTO: Divulgação/ PMT)

O paratleta André Rocha, integrante da equipe do programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté, conquistou a medalha de ouro no último domingo, 19 de maio, na categoria de lançamento de disco durante o Campeonato Mundial de Paratletismo realizado em Kobe, Japão.

Aos 46 anos, Rocha alcança o título mundial pela segunda vez em sua carreira, demonstrando excelente desempenho ao superar seus oponentes com um lançamento de 20,72 metros na classe F52.

Na final da categoria, que contou com a participação de seis competidores, André Rocha, como líder do ranking mundial, foi o último a realizar seus lançamentos, já ciente do desempenho necessário para garantir o lugar mais alto do pódio.

Após uma primeira tentativa, que acabou queimando, Rocha alcançou a liderança na segunda rodada com um lançamento de 20,04 metros. Nas rodadas subsequentes, marcou 19,47 metros na terceira tentativa e 17,29 metros na quinta rodada. Em sua última tentativa, superou sua própria marca com um lançamento de 20,72 metros, assegurando assim o bicampeonato mundial.

"Entrei na gaiola de lançamentos determinado a dar o meu melhor em todas as tentativas, sabendo que tinha potencial para conquistar o ouro. Apesar de a chuva ter dificultado um pouco, consegui me sair muito bem. Esta medalha também pertence a vocês (Taubaté). É do Brasil", comentou Rocha após a competição.

Esta é a terceira medalha de Rocha em campeonatos mundiais, tendo sido campeão mundial e recordista mundial na mesma categoria em Londres, 2017, além de ter conquistado a medalha de bronze em Paris, 2023.

A trajetória de Rocha no atletismo paralímpico teve início em 2013, quando conheceu o programa Esporte Para Todos, em Taubaté. O paratleta atuava como policial militar e, durante uma perseguição, sofreu um acidente que lesionou sua coluna. Após diversas cirurgias, André Rocha ficou paraplégico. Por meio do basquete em cadeira de rodas, entrou no projeto de Taubaté. Logo, experimentou o atletismo e se encontrou no arremesso de peso e no lançamento de disco.

Já garantido nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, Rocha tem pela frente dois importantes eventos no Brasil: a 2ª Fase do Circuito Nacional de Paratletismo e o Meeting Paralímpico de São Paulo, ambos em junho. Em seguida, concentrará seus esforços nas Paralimpíadas, agendadas para ocorrerem de 28 de agosto a 8 de setembro.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais