TAUBATÉ EM CANOAS Plantão

Prefeitura de Taubaté autoriza a comitiva permanecer mais dias em Canoas

Uma parte da equipe permaneceu, outras estão retornando para Taubaté e outra turma viaja amanhã, quarta-feira.


Em 14/05/2024 15:22 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Prefeitura de Taubaté autoriza a comitiva permanecer mais dias em Canoas
Na manhã de terça-feira, dia 14, retornaram a Taubaté 21 voluntários (FOTO: Divulgação/ PMT)

O prefeito de Taubaté, José Saud, atendeu ao pedido formal da Defesa Civil de Canoas e autorizou a continuação da comitiva da Defesa Civil da cidade em território gaúcho. Com isso, o município providenciará um comboio para garantir apoio e suprimentos aos novos voluntários e agentes que partirão nesta quarta-feira, dia 15.

A decisão de estender a permanência em Canoas foi anunciada pela diretora da Defesa Civil, Samara Ramos Baydoun, após garantias da Prefeitura de que não faltará suporte para que a equipe cumpra sua missão de auxiliar na reconstrução da cidade. 

Samara ressaltou a gravidade da situação no Rio Grande do Sul devido às enchentes decorrentes das fortes chuvas, classificando-a como "uma das piores tragédias" enfrentadas pelo Estado. Ela destacou a importância da experiência adquirida em operações de salvamento e resgate para o trabalho da equipe da Defesa Civil de Taubaté.

A diretora também elogiou a colaboração dos voluntários do Grupo Suçuarana, que têm desempenhado um papel fundamental nas atividades de resgate. Ela fez um apelo à comunidade de Taubaté para que continue apoiando com doações, enfatizando que "a Defesa Civil somos todos nós".

Para continuar contribuindo com os esforços de recuperação em Canoas, 21 dos 42 voluntários de Taubaté permanecerão na cidade a pedido da Defesa Civil local. Na manhã de terça-feira, dia 14, retornaram a Taubaté 21 voluntários, incluindo três veterinários que trouxeram consigo os cães adotados durante a missão.

A diretora da Defesa Civil de Taubaté relatou ter sido informada pelo Estado que o nível do rio Guaíba poderá subir acima de 6 metros, prevendo-se uma nova grande enchente, afetando municípios como Nova Santa Rita, São Leopoldo e Esteio, entre outros. Há preocupações de que a sede da Defesa Civil de Taubaté possa ficar ilhada.

No domingo, a GCM (Guarda Civil Municipal) auxiliou no transporte das doações recebidas durante uma campanha solidária realizada no Residencial Parque Tamoia, devido à grande quantidade de donativos. O gestor da GCM, Caian de Moraes Rodrigues, prontamente designou uma equipe para realizar o transporte, com a colaboração do síndico do condomínio, Robson Minoni Moreira, que também é membro da GCM.

As doações arrecadadas pelo Cavex (Comando de Aviação do Exército) foram transportadas por três carretas, totalizando 150 toneladas, e chegaram a Canoas na tarde de terça-feira, dia 13. O Fussta (Fundo de Solidariedade e Assistência Social de Taubaté) também contribuiu com duas toneladas de alimentos, absorventes, leite, roupas, colchões e água, que estão disponíveis na sede da Defesa Civil.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais