DIA NACIONAL DO DIABETES Saúde

Dia Nacional do Diabetes é celebrado nesta quarta-feira

Nutricionista especialista em diabetes de Taubaté ressalta a importância da conscientização e prevenção da doença.


Em 25/06/2024 17:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Dia Nacional do Diabetes é celebrado nesta quarta-feira
Dia Nacional do Diabetes é nesta quarta-feira (FOTO: Freepik)

Nesta quarta-feira, 26 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, uma importante data para a conscientização da doença, controle e, principalmente, a prevenção. 

De acordo com os dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), cerca de 10,2% da população brasileira possui a doença. Este índice apresenta um aumento com relação a 2021, que representava 9,1%.

A nutricionista Fernanda Tupinambá, de Taubaté, especializada em diabetes, compartilhou sua história pessoal e profissional: "Quando eu não era nutricionista, recebi o diagnóstico de diabetes e tive muita dificuldade em encontrar um profissional que pudesse me ajudar. Isso me motivou a estudar sobre o assunto e me tornar uma especialista", comenta.

No país, dentre os tipos de diabetes, segundo dados da IDF (Federação Internacional de Diabetes) em 90% dos casos, é o tipo 2, no qual surge por conta dos hábitos alimentares, obesidade, entre outros. Já o tipo 1, é o tipo autoimune, nas quais o sistema imunológico ataca as células que produzem insulina. “Além desses tipos, também outro tipo é o gestacional, que a mãe adquire ao longo da gestação, muitas vezes pós-parto cessa, mas surge durante a gravidez”, explica a nutricionista Fernanda Tupinambá.

Hoje em dia, a nutricionista afirma que antigamente a diabetes era mais comum em adultos e idosos, geralmente na terceira idade, no entanto, o que tem aumentado é o caso em crianças. “Tanto o tipo 1, quanto o tipo 2 tem aumentado entre crianças e adolescentes até 14 anos. Na região, atualmente tenho atendido bastante casos”, informa a nutricionista.

Entre os sintomas mais comuns encontra-se perda de peso repentina sem motivo aparente, sede excessiva, aumento de frequência ao banheiro, infecções recorrentes, candidíase repetitiva em mulheres, visão embaçada, entre outros. 

A alimentação é fundamental para o controle do diabetes. "Nós, nutricionistas, não diagnosticamos a doença, mas identificamos sintomas e encaminhamos ao médico. Nosso trabalho é focado na educação alimentar, promovendo uma dieta natural com frutas, legumes, fibras e hidratação", explica a especialista

A nutricionista também reforçou a individualização do tratamento da diabetes de acordo com cada paciente. “A chave é individualizar o tratamento, porque é preciso analisar o contexto do paciente. De repente, para mim, como nutricionista fica claro o que é necessário, mas às vezes o paciente não tem condições. Então, o que sempre falo é sobre a questão da comida de verdade, sempre o mais natural possível”.

O Dia Nacional do Diabetes é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a prevenção e diagnósticos. "Com o aumento de casos, devemos focar na prevenção, abordando fatores de risco como obesidade, sedentarismo e maus hábitos alimentares", conclui a nutricionista.

A data serve como um lembrete da importância de adotar medidas preventivas e de buscar informações adequadas para lidar com o diabetes, garantindo uma melhor qualidade de vida para todos.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais