FURTO DE ENERGIA Plantão

Operação policial flagra furto de energia em bar de Taubaté

Ação conjunta entre Polícia Militar e EDP revela prejuízo superior a R$ 10 mil.


Em 12/06/2024 17:05 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Operação policial flagra furto de energia em bar de Taubaté
Operação policial flagra furto de energia em bar de Taubaté (FOTO: Divulgação)

Nesta última terça-feira, 11 de junho, uma operação policial, realizada com o apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, flagrou a prática de furto de energia em um bar localizado no Bairro Independência, em Taubaté.

O proprietário do estabelecimento será responsabilizado pelo crime de furto de energia, conforme o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa". Além do processo criminal, o proprietário terá de pagar, conforme a Resolução ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, pelo valor de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, bem como os custos administrativos.

A operação foi conduzida pela Polícia Militar, e, no local, técnicos da EDP identificaram o desvio de energia. Estima-se que o prejuízo causado pela energia desviada seja superior a R$ 10 mil. A Polícia Civil realizou uma perícia no local posteriormente.

Tecnologia no combate ao furto de energia

Os investimentos substanciais da EDP em tecnologia têm sido essenciais no combate a esse crime. A identificação de possíveis irregularidades é realizada por meio da análise de padrões de consumo dos clientes, utilizando algoritmos de inteligência artificial, métodos e ferramentas estatísticas.

Esse mapeamento permite um melhor direcionamento das equipes especializadas para as inspeções em campo, equipadas com tecnologia de ponta. A companhia também mantém um programa intensivo de treinamento das equipes para garantir uma atuação cada vez mais eficaz.

No ano passado, somente em Taubaté, a EDP recuperou o equivalente a 3.594 MW/h (Megawatt/hora) com as ações de combate às fraudes. Esse volume de energia é suficiente para abastecer uma cidade do porte de Roseira por dois meses.

A operação conjunta entre a Polícia Militar e a EDP demonstra a eficácia da colaboração entre órgãos públicos e empresas privadas no combate ao furto de energia, protegendo os recursos e garantindo a justiça.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais