CRECHES COM HORÁRIO AMPLIADO Educação

Taubaté anunciou que terá creches com horário ampliado

A ideia de ampliação do horário tinha sido feita em 2020 pelo prefeito, e foi descartada em 2022. No entanto, esta semana a prefeitura anunciou que a medida será aplicada em oito unidades.


Em 14/06/2024 13:10 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Taubaté anunciou que terá creches com horário ampliado
Atualmente, a rede municipal possui 67 creches, com horário de funcionamento das 7h às 18h. (FOTO: Divulgação/ PMT)

Quase dois anos após descartar a possibilidade de ampliar o horário de atendimento das creches municipais, a Prefeitura de Taubaté voltou atrás e anunciou que oito unidades passarão a funcionar até às 18h30.

Em setembro de 2022, em resposta a um requerimento do vereador Serginho (PDT), a Secretaria de Educação informou à Câmara que a promessa não seria cumprida. No mês seguinte, após questionamento da imprensa, a Secretaria explicou que não seria possível ampliar o horário devido à necessidade de um "estudo de impacto orçamentário".

Apesar da justificativa inicial, a Secretaria de Educação anunciou na última quinta-feira, 13 de junho, que "não haverá custos" adicionais para estender o atendimento em 30 minutos nas oito unidades selecionadas. A ampliação foi possível após estudos e projeções sobre a lei municipal que adequou a jornada dos professores e a ampliação do quadro de funcionários do convênio com a Funcabes (Fundação Caixa Beneficente dos Servidores da Universidade de Taubaté).

Agora, a medida será aplicada nas creches que atendem crianças de quatro meses a três anos de idade: Profª Maria Edith Fernandes Moreira (Água Quente 2), Prof. Luiz dos Santos (Bardan), José Alfredo Lopes Vieira (Cecap 3), Prof. José Simplício (Chácara Silvestre 2), Prof. Benedito Osvaldo Salgado (Fazendinha), Ana Maria Zarzur (Imaculada 2), Profª Shirley Aparecida Gonzaga Capucho (Jardim Oásis) e Iardiley Viana de Aquino (Vila Aparecida 3).

Segundo a Secretaria de Educação, após uma fase experimental, será avaliada a adesão dos pais e responsáveis, bem como o bom andamento da iniciativa, para considerar a possível ampliação para outras escolas de educação infantil do município. Atualmente, a rede municipal possui 67 creches, com horário de funcionamento das 7h às 18h.

Além disso, Saud também prometeu "zerar a fila de espera das creches, abrindo novas salas e fazendo parcerias", mas isso não foi cumprido. Atualmente, 430 crianças aguardam por uma vaga.

Em novembro de 2021, a Secretaria de Educação anunciou que contrataria vagas em creches particulares, mas em agosto de 2023, admitiu que a proposta não seria viável devido à localização da demanda reprimida.

Até agora, a única creche inaugurada no governo Saud foi a do Bardan, em junho de 2021, com capacidade para 150 crianças. A obra foi iniciada em abril de 2018, na gestão do ex-prefeito Ortiz Junior (Republicanos). A primeira creche iniciada sob o governo Saud, na Estiva, começou a ser construída em maio de 2023 e terá um custo de R$ 3,85 milhões, com previsão de entrega atrasada para junho deste ano. A unidade terá seis salas de aula e capacidade para atender até 150 crianças.

Para reduzir a fila de espera, o governo Saud também adota medidas como "busca ativa para verificar abandono ou desistência de vagas", "readequações de espaços físicos" e "ampliações" em "prédios escolares de educação infantil".

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais