
O CCZ de Taubaté recebeu 52 denúncias de abandono ou maus-tratos a animais este ano
Durante todo o ano passado foram registradas 90 denúncias.
Em 02/07/2024 15:30 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté
Atualizado há 10 meses
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taubaté recebeu 52 denúncias de abandono ou maus-tratos a animais na cidade em 2024. Durante todo o ano passado, foram registradas 90 denúncias.
Segundo informações da prefeitura, o CCZ tem realizado ações de orientação para reduzir esses casos, que são considerados crimes. Além do pagamento de multa, a lei prevê reclusão que pode chegar a cinco anos quando o animal é um cão ou gato. Em Taubaté, a multa é de aproximadamente R$ 770.
A veterinária Myriam Teixeira, funcionária do CCZ, afirma que todas as denúncias são acompanhadas pelo órgão.
“As denúncias são encaminhadas por ordem de chegada e emergência para os fiscais de bem-estar animal. Eles vão até o local, avaliam a situação e orientam o tutor”, explica.
De acordo com Myriam, a pessoa denunciada é instruída a regularizar a situação. Caso o crime persista, ela é multada e o animal é recolhido. “Muitas pessoas regularizam a situação, mas, se isso não acontecer dentro do prazo estipulado, elas são multadas e o animal é recolhido”, destaca.
Em junho, câmeras de segurança registraram o momento em que um cão vira-lata foi abandonado por um casal de moto em um terreno baldio. As imagens mostram o animal correndo desesperado atrás do casal, mas sendo deixado para trás.
Segundo a prefeitura, o incidente ocorreu no dia 11 de junho, na rua Salvador Pires de Medeiros, no bairro Ana Rosa. A cadela, apelidada de 'Caramela', foi resgatada e adotada.
A localização do CCZ é Estrada Particular dos Remédios, nº 2.764 - Bairro dos Remédios, com o horário de funcionamento das 8h às 17h. Para entrar em contato o número de telefone é (12) 98896-4681.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
