
Série documental conta a história de pontos importantes de Taubaté
O projeto “Revendo Taubaté”, produtora independente, busca valorizar a cultura taubateana por meio do audiovisual. A nova temporada estreia nesta sexta-feira, 16 de agosto.
Em 14/08/2024 17:01 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté

Nesta sexta-feira, 16 de agosto, o projeto “Revendo Taubaté” estreia a nova temporada do projeto documental que conta a história de pontos importantes da cidade, com o intuito de valorizar a cultura taubateana por meio do audiovisual.
Na nova temporada, que é a segunda do projeto, conta com seis episódios que revelam a história da Rua Imaculada, Feira da Braganha, Complexo da CTI, Distrito de Quiririm, Capela do Pelar e Mercado Municipal de Taubaté.
Sobre o Revelando Taubaté
O "Revendo Taubaté" nasceu em 2018, como um documentário autoral dos produtores audiovisuais Bruno Urzua e Vanessa Toledo, sócios da Rever Produções, produtora independente de Taubaté.
No início deste ano, o projeto foi aprovado na Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.
"A primeira temporada foi feita de forma independente e, nesta segunda temporada, contamos com uma estrutura e equipe maior, podendo produzir um conteúdo ainda mais especial para nossa cidade", conta Vanessa, uma das idealizadoras da série documental.
O produtor Bruno Urzua também complementa:
"Taubaté merece um registro de qualidade no resgate da sua história, e o 'Revendo Taubaté' é um projeto que pode ser continuado, sempre com o intuito de reforçar a educação patrimonial no município."
Para a realização, atuaram no projeto uma equipe de profissionais da comunicação e audiovisual. Houve também a participação de professores e historiadores, responsáveis pela pesquisa.
"Eu tenho um lema que é o seguinte: 'ninguém ama aquilo que não conhece e ninguém preserva aquilo que não ama'. Então, tudo começa pelo conhecimento, ou, o reconhecimento. Logo, o patrimônio, ele existe pra manter a nossa humanização, a nossa identidade.", afirma a historiadora, professora universitária e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio de Taubaté, Rachel Abdala.
Com mais de 20 personagens, o "Revendo Taubaté" busca documentar, em vídeo, relatos e vozes que só fazem parte da história da cidade na oralidade.
"O nosso propósito é eternizar a cultura de Taubaté por meio do audiovisual e, principalmente, documentar histórias de pessoas e locais que, muitas vezes, não possuem qualquer registro", destaca Vanessa.
O documentário será lançado no dia 16 de agosto, em uma exibição especial e inédita de seu primeiro episódio no Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté (Unitau), no endereço Praça Félix Guisard, 120 – Centro. Para mais informações, entre em contato pelo (12) 98288-2545.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
