BMX Esporte

Copa de BMX lota ginásio em Taubaté e termina com campeão olímpico em primeiro e 'Bala Loka' em segundo

Taubaté sediou entre os dias 2 e 5 de outubro a Copa Internacional de BMX Park 2025, realizada no Ginásio de Esportes Radicais do Parque Municipal Vale do Itaim.


Em 07/10/2025 15:02 por Redação Guia Taubaté


Copa de BMX lota ginásio em Taubaté e termina com campeão olímpico em primeiro e 'Bala Loka' em segundo
Copa de BMX lota ginásio em Taubaté e termina com campeão olímpico em primeiro e 'Bala Loka' em segundo (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Taubaté)

Taubaté sediou entre os dias 2 e 5 de outubro a Copa Internacional de BMX Park 2025, realizada no Ginásio de Esportes Radicais do Parque Municipal Vale do Itaim. O brasileiro Gustavo “Bala Loka”, integrante da equipe de BMX de Taubaté, garantiu a medalha de prata para o Brasil, ao lado de atletas da Argentina e da Colômbia.

A programação teve início na quinta-feira (2), com treinos oficiais e ambientação dos competidores. Na sexta (3) e no sábado (4), foram disputadas as etapas classificatórias e semifinais, que definiram os finalistas das categorias masculina e feminina. O público compareceu e lotou o ginásio durante os dias de competição.

No domingo (5), aconteceu a grande final masculina, com transmissão ao vivo em rede nacional, reunindo oito atletas, sendo cinco classificados pela fase anterior e três convidados “wild cards”. Cada competidor teve direito a duas voltas de um minuto, e o melhor desempenho entre elas definiu a pontuação final.

Com 88 pontos, o atleta olímpico Bala Loka assegurou a segunda colocação, colocando o Brasil no pódio. O argentino José Torres “Maligno”, também atleta olímpico e campeão nos Jogos de Paris 2024, conquistou o título com 89,67 pontos, enquanto o colombiano Luiz Rincón completou o pódio com 84 pontos. Também estiveram entre os finalistas Leandro Overall, Paulo Saçaki e os atletas da equipe de BMX de Taubaté, Felipe Manerim, Cauan Madona e Gabriel Mendonça.

A Copa Internacional também teve a participação das mulheres no BMX freestyle. A decisão da categoria feminina ocorreu no sábado (4) e teve a brasileira Eduarda Bordignon como campeã. A argentina Analia Zacarias ficou com o segundo lugar, seguida pela brasileira Débora Oliveira, em terceiro.

Além da premiação em dinheiro, a Copa Internacional de BMX Park traz pontos válidos para o ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional), importantes para a corrida olímpica de Los Angeles 2028.

Com apoio da Prefeitura de Taubaté, a organização do evento realizou melhorias nas pistas e rampas do ginásio, que é o maior da América Latina dedicado aos esportes radicais, e que ficarão de forma permanente para o uso de toda a comunidade esportiva do município.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais