Substância que vazou e tingiu água de córrego em Taubaté é tóxica, diz Cetesb
Mudança na cor da água assustou moradores. Apesar de ser tóxica, Cetesb acredita que o vazamento não causou danos significativos. Pelo 2º dia, água do córrego amanheceu tingida.
Em 10/12/2025 15:25 por Redação Guia Taubaté
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou, nesta quarta-feira (10), que identificou o produto químico que vazou no córrego do Judeu, em Taubaté, e tingiu a água.
Segundo a Cetesb, o vazamento foi de um material chamado estireno-butadieno, que é um copolímero sintético em forma de pasta. O produto em questão é usado em pneus, solados de calçados, vedantes e outros itens.
Ainda segundo a Cetesb, “o produto é tóxico, mas não causou danos significativos no córrego, muito provavelmente por conta da baixa concentração do produto”.
A Cetesb informou que o vazamento que causou a coloração branca no Córrego do Judeu, em Taubaté, terminou ainda nesta terça-feira (9).
Apesar do vazamento ter cessado, “ainda há um pouco do produto na galeria, o que vai ser ‘dissolvido’ conforme a água passa por lá e pode causar a coloração branca no córrego. Com a chuva, o produto deve se dissolver mais rápido”.
A Cetesb disse que os analistas ainda estão definindo se a empresa que derramou o produto será multada ou vai levar uma advertência.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias















