CRATERA Plantão

Nova cratera se abre no Jardim Mourisco e interdita casa de idosos em Taubaté

Nova cratera fica na avenida Santina Alvissus Fernandes, próximo ao local onde um problema igual causou transtornos aos moradores do bairro em 2023.


Em 20/02/2025 13:00 por Redação Guia Taubaté


Nova cratera se abre no Jardim Mourisco e interdita casa de idosos em Taubaté
Com informações de TV Vanguarda. (FOTO: Lucas Rodrigues/TV Vanguarda)

Uma nova cratera se abriu na Avenida Santina Alvissus Fernandes, no bairro Jardim Mourisco, em Taubaté, na manhã desta quinta-feira (20), interditando a residência de um casal de idosos. O incidente ocorreu próximo ao local onde, em 2023, um problema semelhante já havia causado transtornos aos moradores. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Segundo relatos de moradores, o asfalto já apresentava sinais de afundamento há alguns dias e cedeu por volta das 6h. A Prefeitura de Taubaté foi acionada e confirmou que o novo problema está relacionado ao ocorrido no ano passado.


“Esse problema atual é continuação da mesma tubulação do evento de 2023. A tubulação está danificada. A prefeitura fez um conserto na época. Dessa vez, o incidente ocorreu um pouco antes na rua. Nossa equipe já monitorava a situação desde o início da semana, pois foi identificado um buraco com trincas. O trecho foi interditado preventivamente, mas, com as chuvas recentes, a terra cedeu”, explicou Oliveira Neto, secretário de Serviços Públicos e Obras.


Diante do novo desmoronamento, a prefeitura informou que iniciará uma contenção emergencial para evitar que a cratera aumente.

Além disso, está prevista a construção de uma tubulação paralela, como solução definitiva para impedir novos problemas.

Moradores serão removidos por segurança

Além da casa do casal de idosos já interditada, outras três ou quatro residências podem ser desocupadas temporariamente para evitar riscos aos moradores.


“Nós iremos fazer a interdição de algumas casas, provavelmente três ou quatro. Elas não estão abaladas no momento, mas, até que a contenção seja feita, há essa necessidade, pois tememos que haja algum comprometimento estrutural. A prefeitura possui um sistema de aluguel social para que essas famílias tenham para onde ir. Nosso objetivo é garantir a segurança delas até que as obras sejam concluídas”, destacou Oliveira Neto.


Vazamento de gás controlado

Durante o atendimento da ocorrência, foi identificado um vazamento de gás no local, o que levou à intervenção da Comgás. No entanto, segundo a prefeitura, não há mais riscos à população.

“Esse gás é diferente do GLP, é mais leve, então ele se dissipa rapidamente. A equipe da Comgás veio ao local para fechar a canalização e impedir a continuidade do vazamento. O problema já foi solucionado”, concluiu o secretário.

Em nota, a Comgás confirmou que sua equipe isolou a área e eliminou o vazamento com segurança.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais