Prefeitura e HMUT promovem mutirão para realização de até 1.600 exames de ultrassonografia por mês
Iniciativa visa reduzir a fila de espera, agilizar diagnósticos e oferecer exames essenciais.
Em 02/02/2025 09:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté
A Prefeitura de Taubaté, em parceria com o Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), inicia nesta sexta-feira (31) um mutirão de exames de ultrassonografia. A ação tem como principal objetivo reduzir significativamente a fila de espera, disponibilizando até 1.600 exames por mês para atender a demanda reprimida.
A realização do mutirão não implicará em aumento de despesas para a prefeitura, pois os custos já estão incluídos na parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, organização social responsável pela gestão do hospital.
Medida estratégica para reduzir a fila de espera
A iniciativa é resultado de uma solicitação da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, que estabeleceu a redução da fila de ultrassonografias como uma de suas principais prioridades. Além de garantir mais agilidade no atendimento, a medida busca antecipar diagnósticos, contribuindo diretamente para a prevenção e o tratamento precoce de diversas condições médicas.
Para o prefeito Sérgio Victor, a eficiência na prestação de serviços essenciais, especialmente na área da saúde, é fundamental.
"Logo neste primeiro mês de trabalho, vamos enfrentar o problema de frente, com foco na qualidade do atendimento à população."
Já a secretária de Saúde, Rosana Gravena, reforça que, mesmo com ajustes orçamentários, a pasta conseguiu viabilizar a realização do mutirão, atendendo a uma das principais demandas da população.
"O contrato foi reduzido em 2024 por questões financeiras, mas, cientes da urgência desses exames, conseguimos adequar a situação para viabilizar o mutirão. Essa iniciativa está alinhada à gestão do prefeito, que tem a saúde como prioridade e um compromisso real com a população."
O diretor administrativo do HMUT, Ricardo Arruda, também enfatiza a importância da medida:
"Estamos sempre em parceria com a prefeitura para trazer mais agilidade aos serviços de saúde e reduzir a espera por exames essenciais."
Segundo ele, o mutirão é parte de um plano mais amplo de aprimoramento da saúde municipal.
Já o presidente da Santa Casa de Chavantes, Dr. Anis Gatthás Mitri Filho, destaca que todas as ações do HMUT são planejadas para garantir o bem-estar dos pacientes.
"Nosso objetivo é assegurar que todos tenham acesso a um atendimento seguro, rápido e de qualidade."
Ampliação do atendimento
Além dos exames de ultrassonografia, o mutirão também incluirá a realização de tomografias com contraste, especialmente voltadas para pacientes com suspeita de câncer.
Essa medida visa acelerar o processo de diagnóstico, garantindo a identificação precoce de tumores e outras condições graves.