
Taubaté promove 1º Passeio Ciclístico Caminho do Ouro, com percurso de 70km
A iniciativa ressalta o trabalho da paleógrafa Lia Mariotto, cujas pesquisas comprovaram que Taubaté integrava a rota colonial entre os séculos XVII e XVIII, por onde o ouro extraído de Minas Gerais seguia em direção ao litoral brasileiro.
Em 14/08/2025 17:05 por Redação Guia Taubaté

A Prefeitura de Taubaté realiza, no próximo dia 17 de agosto, o 1º Passeio Ciclístico Caminho do Ouro, evento gratuito voltado a ciclistas experientes, com um percurso de 70,5 quilômetros por áreas históricas e naturais do município que integravam a antiga rota colonial do ouro.
Com trajeto de alto nível de dificuldade, o passeio inclui trechos em estrada de terra e subidas acentuadas. Por isso, é destinado exclusivamente a maiores de 18 anos com preparo físico adequado e experiência em circuitos de longa distância. O percurso passará por capelas, cachoeiras e outros pontos históricos, com largada e chegada em frente ao Convento Santa Clara.
Promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Secretaria de Mobilidade Urbana e outras, o evento busca valorizar o patrimônio cultural de Taubaté, incentivar a prática esportiva e celebrar o reconhecimento oficial do Antigo Caminho do Ouro como bem de interesse cultural.
A iniciativa ressalta o trabalho da paleógrafa Lia Mariotto, cujas pesquisas comprovaram que Taubaté integrava a rota colonial entre os séculos XVII e XVIII, por onde o ouro extraído de Minas Gerais seguia em direção ao litoral brasileiro.
Inscrições e estrutura do evento
As inscrições são gratuitas e limitadas a 100 participantes. Embora não haja cobrança de taxa, a organização solicita a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fussta (Fundo Social de Solidariedade de Taubaté).
Os interessados devem se inscrever por meio do link clique aqui preenchendo um questionário sobre sua capacidade de completar o percurso.
Durante o trajeto, haverá pontos de apoio com água, locais para alimentação, carro de suporte para atendimento médico de emergência e reboque para bicicletas que apresentarem problemas mecânicos.
A pulseira de identificação, entregue na concentração, deverá ser usada durante todo o percurso. Todos que concluírem o passeio receberão um certificado digital de participação.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
