Aguarde, carregando...

20ºC mín. 17ºC
  1. Início
  2. Notícias
  3. Esporte

JOGOS DA MELHOR IDADE Esporte

Taubaté recebe etapa regional dos Jogos da Melhor Idade a partir de 29 de outubro

Competição reúne representantes de 39 cidades; delegação taubateana terá 136 atletas em 14 modalidades esportivas.

Por Redação Guia Taubaté 26/10/2026 15:10
Taubaté recebe etapa regional dos Jogos da Melhor Idade a partir de 29 de outubro
Taubaté recebe etapa regional dos Jogos da Melhor Idade a partir de 29 de outubro Foto: Divulgação/Prefeitura de Taubaté

Taubaté recebe, de 29 de outubro a 2 de novembro, a etapa regional da 28ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI). A competição reunirá representantes de 39 cidades da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 29, às 17h, no Ginásio do Abaeté.

A delegação de Taubaté contará com 136 atletas — 62 mulheres e 74 homens —, além de uma equipe técnica formada por dez profissionais. Os participantes integram projetos esportivos do município, como o Geração Atleta 60+, desenvolvido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida.

Os representantes da cidade disputarão provas de atletismo, basquete 3x3, bocha, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.

O atletismo será a modalidade com mais representantes de Taubaté, com 34 atletas, seguido pela natação, com 14. No voleibol, o município terá equipes femininas e masculinas nas categorias A e B.

Estrutura para receber as delegações
Como sede da etapa regional, que antecede a final estadual, Taubaté ficará responsável pela estrutura de apoio às delegações visitantes, incluindo transporte, alimentação e alojamento, além da disponibilização dos espaços esportivos para as competições.

A final estadual está prevista para ocorrer em Tupã, de 27 de novembro a 2 de dezembro.

A expectativa é que a chegada de atletas, equipes técnicas e acompanhantes também movimente a economia local, com impacto nos setores de hotelaria, gastronomia e comércio.

Resultados de Taubaté em 2025
Na edição de 2025, Taubaté conquistou o primeiro lugar na categoria A e o terceiro lugar na categoria C da dança de salão. Na coreografia em grupo, a equipe do município também ficou em primeiro lugar na categoria A.

No atletismo, a equipe feminina terminou na segunda colocação, enquanto a masculina ficou em terceiro lugar.

Atletas de 96 anos representam o município

Entre os representantes de Taubaté estão Benedita Cândida Rosa e Luciana de Almeida, ambas com 96 anos. As duas são as atletas mais velhas da delegação e participarão das provas de atletismo nesta edição.

Outro destaque é Maria de Lourdes Lemos Ferreira, conhecida como Lurdinha, que participa dos Jogos desde a primeira edição, realizada na década de 1990. Após competir em diferentes modalidades ao longo dos anos, ela voltará a representar Taubaté no atletismo em 2026.

Publicidade
Publicidade