Taubaté decreta epidemia de dengue no município e amplia medidas de combate
Mesmo com queda nos casos, município reforça ações de prevenção e controle do mosquito.
Em 24/04/2026 15:01 por Redação Guia Taubaté
A Prefeitura de Taubaté decretou, nesta quinta-feira (23), situação de epidemia de dengue no município. A medida amplia as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, responsável também pela transmissão de chikungunya e zika.
De acordo com o último balanço da Vigilância Epidemiológica, a cidade registra 630 casos confirmados da doença neste ano, sem óbitos até o momento. No mesmo período de 2025, haviam sido registrados 1.799 casos, enquanto em 2024 o número chegou a 22.686.
Mesmo com a redução, a Prefeitura afirma que a decretação de emergência permite intensificar as ações e mobilizar diferentes setores da administração municipal no enfrentamento da doença.
Medidas e ações
Com o decreto, todos os setores da administração passam a priorizar o apoio às atividades da Secretaria de Saúde. A medida também autoriza a adoção de ações administrativas, como aquisição de insumos e contratação de serviços para reforçar o controle da situação epidemiológica.
As estratégias de combate envolvem a redução de criadouros do mosquito, manejo integrado de vetores, monitoramento de áreas prioritárias e ações de assistência e diagnóstico, com o objetivo de reduzir a transmissão e evitar casos graves.
Segundo a Prefeitura, equipes do Controle de Animais Sinantrópicos já realizaram, neste ano, a visita a 11.768 imóveis, além de 6.597 ações de nebulização e 8.816 ações de controle de criadouros.
Também foram promovidas atividades educativas em 16 escolas da rede municipal, alcançando cerca de 800 estudantes.
Ações de limpeza urbana, como o “cata-treco”, resultaram na coleta de 4 toneladas de materiais em áreas afetadas por enchentes e outras 66 toneladas em diferentes regiões da cidade, eliminando possíveis focos do mosquito.
Vacinação
A vacinação contra a dengue segue disponível na rede municipal para grupos prioritários. Entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 55,12% receberam a primeira dose, totalizando 10.467 aplicações. Já a segunda dose foi aplicada em 28,45% desse público, o equivalente a 5.402 pessoas.
Entre profissionais da saúde e agentes que atuam no combate à dengue, foram aplicadas 394 doses do imunizante.
A Prefeitura reforça que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de água parada em residências e espaços públicos.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
















