Encontre Empresas, Produtos e Serviços
Serviços Produtividade Saudável & Rotina

Para ser mais PRODUTIVO e SAUDÁVEL, você vai precisar abandonar a necessidade de agradar até a si!

Acabe com a necessidade de agradar a todos e tenha um dia-a-da mais produtivo e saudável.

Fabiane Paranhos Fabiane Paranhos Em 31/01/2024 10:00

Para ser mais PRODUTIVO e SAUDÁVEL, você vai precisar abandonar a necessidade de agradar até a si!
Fonte: Freepik

Ah, tá. Você ainda acredita que a rotina “perfeita” é fazer tudo daquilo que te faz bem? Então eu preciso te contar uma verdade: Quem faz o que quer e gosta é criança birrenta com foco no prazer imediato e quem faz o que precisa ser feito é ADULTO consciente daquilo que deseja conquistar, Ser Produtivo e Saudável é aprender a jogar o jogo de gente grande e entender que: NINGUÉM DA CONTA DE TUDO! Vamos entender isso junto?

Bora lá!... A vida real não é como o espetáculo dos pratinhos no circo, onde tudo foi preparado para que todos fiquem em pé! Na vida real como eu sempre falo e vou repetir isso muitas vezes, os pratinhos caem e ser Produtivo e Saudável é estar um passo a frente e escolher qual pratinho você deixa de pé e qual pratinho você vai deixar cair, já se preparando para juntar os cacos e jogar fora, sem ficar se lamentando ou tentando colar amém?! Isso é remoer e o remorso traz culpa e culpa nos aprisiona e nos trava!

Como sabem sou Cristã e acredito que a Culpa que gera dor e por essa dor nos faz buscar transformação é algo de Deus, afinal ele move tudo e todos para que seu propósito se cumpra, agora a culpa que gera dor e por isso nos paralisa eu acredito fielmente que ela é do Diabo, afinal não gera nenhum crescimento! O Diabo não precisa que você seja mau ou faça o mal, ele só precisa te paralisar, só de não fazer nada ele já está no lucro. E aí, você consegue identificar qual movimento você faz quando sente culpa?

Entenda uma coisa, você não controla sentimentos, e logo os sentimentos geram pensamentos que também acabam por serem indesejados e incontroláveis, mas o que temos o controle é de treinar nossa mente para fazer um discernimento entre a expectativa e a realidade, para assim tomarmos as melhores decisões! Elas por muitas vezes não serão as decisões que desejamos, mas são aquelas possíveis na realidade e circunstância atual, ou seja, relaxa, não é eterno! Uma frase que uso muito também e vou repetir muitas vezes e, se você achar repetitivo, tá tudo bem, não preciso te agradar, né? Apenas coloco aqui humildemente palavras que formam um artigo mediante aquilo que eu acredito e não é de forma alguma uma verdade absoluta! A frase é:

— Feito é melhor do que perfeito! Veja bem, vou dar um exemplo:

Você deseja se tornar um leitor. Ler 30min de um livro diariamente, mas acaba que tem um imprevisto e não consegue ler, e por isso você se sabota e não lê nada!

Entende que, se você ler uma página, isso já te torna um leitor? Ou seja, se não consegue ler 30 minutos, leia uma página e deixe de ser um procrastinador e se torne um leitor! Simples assim! Entre ler uma página e zero página, o que você prefere? Muitas pessoas deixam de fazer atividades porque fazem “perfeito, o que se comprometeram” ou não fazem nada e ficam num looping eterno de culpa e frustração (alimentando vícios emocionais sem nem saber o que está fazendo). E aí entra o tema da nossa coluna de hoje: você precisa aprender a abandonar a necessidade de agradar até a si para ser mais produtivo e saudável! Como? Fazendo o feito melhor do que o perfeito!

Mas veja bem, essa frase não é para ser usada como muleta!

Existe uma grande diferença entre dar desculpas e fazer o feito melhor do que o perfeito e eu vou explicar para você entender melhor: tenho um problema real e flexibilizo minhas expectativas para não zerar a ação é uma coisa, estou  com preguiça e por isso leio uma página e fico o resto do tempo dos 30 minutos que sobrou dessa ação rolando o feed do Instagram é outra coisa ok? Ficou claro, né? Pelo amor de Jesus, você é adulto, enganar a si a essa altura do campeonato não vai funcionar, quem sai prejudicado é você!

Agora existem momentos em nossa vida que parece que a coisa não vai, você se planeja, senta e mesmo assim não consegue realizar aquela ação, parece que tem uma camisa de força imaginária te segurando, aí o caso é mais sério, você não deve se culpar e sim buscar ajuda! Na vertente que estudo e utilizo em minhas mentorias, a PROCRASTINAÇÃO é resultado de feridas emocionais causadas a curto, médio ou longo prazo e, quando passamos por situações que acionam gatilhos que abrem essas feridas, passamos a procrastinar de forma inconsciente.

Existem 5 feridas que causam procrastinação:

Rejeição, humilhação, abandono, humilhação e comparação! Na próxima coluna, vou falar delas por completo! Agora, para encerrar nosso tema de hoje, você entende que a única pessoa que poderia agradar a todos não agradou e, por conta disso, foi humilhada, apedrejada, crucificada e morta? E você, por uma simples aprovação e validação, está aí se lamentando? E digo mais, essa mesma pessoa tinha PODER de fazer o que precisava ser feito sozinho e mesmo assim nomeou 12 discípulos para ajudá-lo a realizar seu trabalho? E você aí tentando dar conta de tudo sozinho?

Agora, com licença, não vou falar de religião, mas vou citar um versículo da Bíblia aqui:

 Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".

Mateus 26:39

Aqui vemos esse mesmo cara pedindo para Deus livrá-lo de ser morto para nos livrar de NOSSOS pecados, que nem eram dele, mas ainda assim ele não foi birrento, ele pediu, mas deixou claro: seja como tu queres. Ele foi adulto e não deixou sua responsabilidade de lado! E você, qual responsabilidade vem deixando? Tenho certeza de que, por pior que seja, não é morrer para salvar ninguém, né?! Enfim, usei esse exemplo para gerar uma “PEQUENA” reflexão sobre o jogo de gente grande para que você saia da posição de vítima e entenda que o que precisa ser feito nem sempre vai te agradar mesmo, mas ainda assim precisa ser feito! Se você decidiu fazer, e se não consegue fazer, busque ajuda até que consiga! É isso... Quer continuar esse papo aqui? Me segue no @fabiparanhosoficial que lá o papo é reto e acontece todo dia.

Deus lhe abençoe, com amor, Fabi!

Fabiane Paranhos
Autor

Fabiane Paranhos

Produtividade Saudável & Rotina

Terapeuta e Mentora especialista em Produtividade Saudável & Rotina, Relações Públicas com M.B.A em Planejamento e Gestão Estratégica, Master Coach e Coach Business Febracis e Palestrante.
Instagram: https://www.instagram.com/fabiparanhosoficial/

Comentários

Encontre negócios Sugestões para você

Imóveis

Mais imóveis

Produtos e Serviços

Mais produtos e serviços

Cursos

Mais cursos