Encontre Empresas, Produtos e Serviços
Serviços Gestão Empresarial

Um bilhete para Magda

Entenda como a solidariedade e a dedicação de uma amizade podem fazer a diferença no trabalho.

Antoneli Oliveira Antoneli Oliveira Em 29/01/2024 10:00

Um bilhete para Magda
Fonte: Facebook Menina dos Poemas

Ser amigo é se doar de corpo e alma a uma conexão que, se for real, vai existir para sempre.

Achei essa frase lendo uma mensagem do Google e pensei como foi o comportamento de uma amiga a quem, um dia, quando solicitada a me socorrer na apresentação de um evento, qual foi a sua atitude, a solidariedade, o desprendimento e sua dedicação pelo simples fato de eu ser um amigo: 

A atitude veio da pronta resposta: quando será?

A solidariedade pela percepção do quanto isto representaria para mim.

O desprendimento por ser uma abnegação do seu próprio espírito doador.

Assim foi. Atitude tomada, presença confirmada e o compromisso cumprido.

Mas... e daí? Ficamos somente no obrigado? No até logo?

Sim, com amigos é isso mesmo. Não há caderneta de fiado; do “...lhe devo esta...”.

Ter amigos é uma lembrança diária pelo que transmitem, pelo que os citamos em nossos papos com outros amigos, são motivos de uma antiga aventura, de bons e maus momentos, de exemplos vindos de um ambiente diferente daquele em que vivemos; eles transitam pelos nossos carinhos, são partes do nosso todo.

Tomado por essa atitude desprendida, busquei algo simples, mas que pudesse, pelo mínimo, demonstrar o quanto significou aquela abnegação: comprei-lhe um jogo de xadrez.

O tabuleiro poderia até transformar-se em um objeto de enfeite, porém, o que eu tinha como intenção, era passar à minha amiga o que eu queria daqueles quadriculados:  evoquei uma antiga história em meu bilhete pedindo que, em cada casa do tabuleiro, colocasse a frase “obrigado amiga”, que dobrasse seu valor  na casa seguinte,  e que dobrasse nas seguintes até notar o quão grande é a gratidão que se aloja na nossa conta corrente de amigos! Essa conta nunca é cobrada e seu resultado se esvai no infinito.

E o tabuleiro representa o principal jogo de nossas vidas, nele acontecem tramas, disputas, estratégias, ganhos, perdas, disfarces, ódios, amores, encontros, despedidas e muitas emoções. Mas, repare, como na vida, não há um momento sequer nesse jogo em que não se procure um resultado positivo pois há um propósito, seja qual for sua direção.

Não há vida sem um propósito. E o melhor propósito é obter amigos!

Este foi um caso verídico e o meu intuito é ressaltar como as atitudes profissionais e dedicadas de pessoas como a Magda são fundamentais para se construir ambientes de trabalho bem-sucedidos e produtivos. SP, jan/24

Antoneli Oliveira
Autor

Antoneli Oliveira

Gestão Empresarial

Consultor e conselheiro de empresas, especialista em Gestão; mentor no HITT-Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté – UNITAU; Representante Institucional do Conselho Regional de Administração-SP e do Programa Semente – Educação.
Foi Facilitador e Consultor do SEBRAE.
Escreve também para o Colunistas do Guia Taubaté e Spotway.
Instagram: https://www.instagram.com/antoneliconsultoria/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/antoneliconsultoria/
E-mail: antoneli@antoneliconsultoria.com.br

Comentários

Encontre negócios Sugestões para você

Imóveis

Mais imóveis

Produtos e Serviços

Mais produtos e serviços

Cursos

Mais cursos