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Integrando Tecnologia e IA às Pequenas e Médias Empresas

Entenda como Pequenos e Médios Empreendedores Podem Começar a Utilizar Tecnologia e Inteligência Artificial em Seus Negócios.


Integrando Tecnologia e IA às Pequenas e Médias Empresas
Fonte: Freepik

Introdução

Para pequenos empreendedores, a ideia de incorporar ferramentas tecnológicas aos seus processos operacionais é um grande desafio. Seja por questões financeiras, tempo disponível, e principalmente pouco conhecimento sobre as possibilidades que já estão disponíveis, a grande maioria utiliza muito pouco das ferramentas já disponíveis e que poderiam ajudar a expandir e controlar melhor o seu negócio e as relações com seus clientes. 

No entanto, é possível começar a utilizar essas ferramentas para impulsionar o crescimento e a eficiência dos negócios. Neste artigo, apresento um guia prático para empreendedores que desejam dar os primeiros passos nesse processo.

Passo 1: Avalie suas necessidades e objetivos

Antes de começar a implementar tecnologia em seu negócio, é importante entender quais são suas necessidades e objetivos. Identifique áreas em que a tecnologia poderia melhorar a eficiência ou a experiência do cliente, como atendimento ao cliente, gestão de estoque ou marketing.

Para ter maior sucesso na identificação das áreas de melhoria, é importante ter consciência sobre o estado atual de seu negócio e quais são os pontos fortes e fracos de sua gestão e operações do dia a dia. Por exemplo: seu negócio está com pouco movimento, seus principais clientes são parentes, amigos e pessoas que moram ou trabalham perto dele e você quer torná-lo mais conhecido e planeja executar vendas ou agendamentos por meio da internet (online); pensando no aumento de movimento, vai precisar garantir o atendimento de mais pessoas, manter os dados de seus clientes para agilizar o atendimento a pedidos, realizar um pós-venda e impulsionar a divulgação de promoções, ter um controle mais inteligente de estoque, para não deixar de atender seus novos clientes e para que não tenha perdas por baixa demanda de alguns itens, o que é muito crítico quando se trabalha com produtos perecíveis. 

O uso correto de ferramentas tecnológicas vai lhe ajudar a crescer em volume de atendimento e satisfação de seus clientes, sem ter de aumentar proporcionalmente o número de pessoas trabalhando com você, para garantir esse sucesso. 

Passo 2: Faça uma pesquisa de mercado

Pesquise as tecnologias disponíveis no mercado que atendam às suas necessidades e objetivos. Procure por soluções que sejam acessíveis e fáceis de serem implementadas, considerando o tamanho e o orçamento de seu negócio. Procure definir uma sequência de implantação de ferramentas, de acordo com o mapeamento de necessidades e pontos fortes e fracos que você identificou também os recursos financeiros, de pessoal e tempo disponíveis. Isso pode evitar que a implantação das ferramentas tecnológicas tire o foco e consuma toda a atenção que deveria estar direcionada para a execução das operações já existentes em seu negócio. 

Nesta hora, ter acesso a outros empreendedores que já estão trabalhando com ferramentas tecnológicas e que se dispõe a compartilhar suas experiências, pode ser uma grande oportunidade de ter maior acerto nas suas escolhas. 

O importante é definir o que deve ser feito, quando deve ser feito, quem irá fazer e quanto custará cada implantação. 

Passo 3: Escolha as tecnologias adequadas

Com base em sua pesquisa, e definição de prioridades, escolha as tecnologias que melhor se adequam às suas necessidades. Isso pode incluir sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), ferramentas de automação de marketing, sistemas de gestão de estoque ou até mesmo chatbots para atendimento ao cliente. 

A tabela a seguir apresenta algumas sugestões.

Objetivo Tecnologias
Tornar meu negócio mais conhecido, por meio da internet  Redes Sociais (Instagram, TikTok, Facebook), Sistemas de Mapas Online (Google Maps), Site próprio, sistemas de recomendação e divulgação (Google Adsense).
Realizar vendas online.  Market Places Genéricos (Mercado Livre, Magazine Luiza etc.) ou voltado para nichos (IFood, Netshoes, Estante Virtual etc.) 
Dados de relacionamento com clientes, para funil de vendas, históricos de relacionamento.

CRM Brasileiros (Agendor, PipeRun, RD Station, Clientar, Gestão Click etc.) e internacionais (Zoho, Hubspot, SalesForce etc.) 

Chatbots com IA que “conversam com seu cliente” (Intercom, Landbot, Kommo etc.)

Controles de dados operacionais, agendamento, estoque, faturamento etc. Sistemas de gestão empresarial (eGestor, Conta Azul etc.) e sistemas voltados para nichos (Consumer, para pequenos mercados; Avec App, Belasis, E-Belle para salões de beleza)

 

Passo 4: Implemente as tecnologias escolhidas

Ao implementar as tecnologias escolhidas, é importante garantir que sua equipe esteja capacitada para utilizá-las. Ofereça treinamentos e suporte técnico para garantir uma transição suave. Não é aconselhável que seja feita a implantação de várias ferramentas simultaneamente. Além do investimento na contratação das ferramentas, haverá uma tensão de toda a equipe para se dedicar ao dia a dia do negócio e a implementação e uso das ferramentas. 

Durante um tempo, é importante manter em uso o modo atual de controle e operação, em paralelo com a utilização das novas ferramentas, até que se tenha segurança sobre o uso da ferramenta e que os dados estejam corretamente lançados e verificados. 

Passo 5: Avalie os resultados

Após a implementação das tecnologias, avalie regularmente os resultados para garantir que estão atendendo às suas expectativas. Faça ajustes conforme necessário para otimizar o uso das tecnologias em seu negócio. Os ajustes podem ser no lançamento dos dados e no uso dos relatórios e informações geradas pelas ferramentas.

Exemplo prático

Considere o caso de um restaurante que decide implementar um sistema de reservas online. Isso não apenas simplifica o processo de reserva para os clientes, mas também permite ao restaurante coletar dados valiosos sobre preferências e hábitos de consumo, que podem ser usados para personalizar ainda mais a experiência do cliente. 

Existem restaurantes que permitem que seus clientes façam suas escolhas e definam o horário que chegarão. Isso dá ao restaurante a possibilidade de planejar e executar melhor o preparo das refeições e o tempo de permanência desses clientes será, em média, menor. Isso aumenta a disponibilidade de mesas do restaurante para outros clientes e, consequentemente, aumenta o faturamento desse restaurante. 

Desafios e Considerações Finais

Um dos principais desafios para empreendedores que desejam começar a utilizar tecnologia é a falta de conhecimento e experiência nessas áreas. No entanto, com a quantidade crescente de recursos disponíveis online e uma consultoria especializada, é possível superar esses desafios e começar a colher os benefícios que essas tecnologias podem trazer para os negócios.

Conclusão

Não importa o quão tradicional seja o seu negócio, é possível começar a utilizar tecnologia para impulsionar o crescimento e a eficiência dele. Com o guia certo, os empreendedores podem dar os primeiros passos rumo a um futuro mais tecnológico e competitivo.

Eduardo Enari
Autor

Eduardo Enari

Tecnologia e Inovação

Entusiasta da tecnologia e inovação, é graduado em Computação Científica pela Universidade de Taubaté, com Mestrado e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Colabora em projetos de pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo, tendo presidido a Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Universidade de Taubaté por quase 15 anos. Atua como professor na Universidade de Taubaté e no Centro Paula Souza, lecionando e orientando alunos na graduação e no mestrado.

Instagram: https://www.instagram.com/eduardo.enari/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/eduardo-enari/

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