RMVALE Serviços

Frentes parlamentares vão defender rio Paraíba do Sul

Lançamento ocorreu na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 5 de agosto, com a presença de vários deputados e representantes do Vale


Em 07/08/2015 16:47 por redação / Guia Taubaté


Frentes parlamentares vão defender rio Paraíba do Sul
Parlamentares se reúnem para discutir a defesa dos municípios e a recuperação do Paraíba do Sul (FOTO: Assessoria / Deputador Estadual Padre Afonso Lobato)

O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) coordenou nesta quarta-feira, 5 de agosto, na Assembleia Legislativa, o lançamento de duas frentes parlamentares de interesse do Vale Paraíba.           

 A primeira delas em defesa dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e a segunda visando a proteção e recuperação da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul. 

Participaram ainda do evento de lançamento os deputados Davi Zaia, Hélio Nishimoto e Caio França, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, que também preside o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, vereadores e outras lideranças políticas e representantes de cidades da região. O secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, também esteve presente.  

O Vale do Paraíba concentra 2,265 milhões habitantes, 5,49% da população do Estado e tem importante atividade econômica, principalmente nos municípios que se situam no eixo do Paraíba do Sul e da rodovia Presidente Dutra.      

 A frente busca contribuir e fomentar o desenvolvimento sustentável, trazer melhorias nos índices sociais e econômicos e defender os interesses da população. 

Já a Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul se propõe a trabalhar pela recuperação do rio, antes de qualquer proposta de transposição, e pela conscientização da sociedade sobre os cuidados que devem ser tomados para preservá-lo.

Os principais problemas da bacia, segundo Padre Afonso, são a extração descontrolada e predatória de areia, que abastece os grandes centros urbanos e provoca o assoreamento e deixa enormes cavas sem recuperação; a falta de tratamento do esgoto doméstico; e a expansão urbana sobre as várzeas, com a consequente destruição da mata ciliar. 

As frentes parlamentares ainda não têm um cronograma de trabalho concluído, mas devem ser lançadas brevemente na própria região para estimular o diálogo dos parlamentares com a população e lideranças regionais.

 

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais