GILSINHO Esporte

Ídolo do Burro da Central foi pioneiro no futebol chinês

Ex-atacante teve destaque na China entre 2005 e 2008; campeonato do país asiático conta com estrelas do Brasil


Em 22/01/2016 14:37 por redação/ Guia Taubaté


Ídolo do Burro da Central foi pioneiro no futebol chinês
Gilsinho (ao centro) foi ídolo e conquistou o título da Copa da China com o Wuhan Huanghelou (FOTO: Arquivo pessoal/Facebook)
Centro Cultural

Descubra a Capoeira: Luta, Arte, Movimento e Cultura Esperam por Você!

O adversário do Burro da Central no amistoso deste sábado, 23 de janeiro, representa em solo brasileiro o principal mercado emergente do futebol atual, o chinês. Assim com o Tianjin Quanjian, que já levou o meia Jadson e o atacante Luís Fabiano, diversos times daquele país contrataram peças importantes do futebol brasileiro. Porém, o que poucos taubateanos sabem, é que o ex-atacante Gilsinho, hoje gerente do Alviazul, foi um dos pioneiros na terra do mandarim.

O ex-camisa sete deixou o Taubaté em 2005 para atuar no futebol da China. Naquele ano, vestiu a camisa do Wuhan Huanghelou, time recém-promovido à elite chinesa. Marcou gols importantes e levou a equipe ao primeiro lugar no primeiro turno do Campeonato Chinês. Depois, foi artilheiro no ano do título inédito da Copa da China, e terminou o campeonato nacional na vice-artilharia, com o time na quarta colocação. Em 2008, transferiu-se para o Henan Jianye e também se tornou ídolo da torcida.

“Até hoje sinto que estou um pouco no coração deles. Você está num país totalmente diferente, que não é do futebol, mas ser idolatrado desse jeito é algo que realmente emociona”, diz. “Não vou dizer que foi fácil, mas eu me preparei bastante antes de ir. Passei por algumas dificuldades, mas no fim tudo deu certo. É um país incrível”, afirma hoje o gerente de futebol alviazul.

Além de Luís Fabiano, Jadson, e do técnico Vanderlei Luxemburgo, que enfrentam o Burro amanhã, o futebol chinês terá nessas temporada diversas estrelas do futebol brasileiro como Renato Augusto, Ralf, Ricardo Goulart, Diego Tardelli e Gil.

“Quando eu cheguei, eram apenas quatro brasileiros na primeira divisão. Aos poucos, foram considerando que eu e o Vicente [outro atacante] demos certo. Acho que isso ajudou a abrir portas, porque antes o brasileiro era mal visto por lá”, conta o ex-atacante.

O Taubaté enfrenta o Tianjin Quanjian neste sábado, às 16h, no Joaquinzão. Os ingressos estão à venda. A estreia do Burrão na Série A2 acontece no próximo dia 30, às 16, também no Joaquinzão, contra o Independente de Limeira. 

Salão de Beleza

Transforme sua beleza com nossos especialistas em cabelo e barba!

Empresas Sugeridas para Você

Gestor de Tráfego

Impulsione seu negócio local com tráfego pago e aumente suas vendas!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Centro Cultural

Descubra a Capoeira: Luta, Arte, Movimento e Cultura Esperam por Você!

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais