
História do Dia Internacional da Mulher é marcada por luta
Protestos que pautavam causas como igualdade salarial e melhores condições de trabalho deram origem à data
Em 08/03/2016 11:25 por Stéfanie Bernardes

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. A história mais repercutida sobre a escolha da data aponta um incêndio onde cerca de 130 trabalhadoras teriam morrido em uma fábrica. Porém, há divergências quanto à história real que deu origem à data.
Conta-se que em meados do século XX, no dia 8 de março de 1911, trabalhadoras de uma fábrica têxtil na cidade Nova York teriam parado a produção para protestar contra as condições de trabalho. Na manifestação, as mulheres teriam sido trancadas dentro do local, onde posteriormente atearam fogo, causando a morte das operárias.
Estudos apontam, porém, para outras razões para a re-significação do dia 8 de março no cenário mundial. Uma série de ações de organizações femininas que precederam o ano de 1911 deram origem à data.
O primeiro Dia Nacional das Mulheres foi comemorado nos Estados Unidos no ano de 1908. O cenário se dá após a Revolução Industrial, período em que os trabalhadores não dispunham de leis trabalhistas e eram explorados pelos proprietários das fábricas. A carga horário chegava a 14 horas diárias, em condições precárias. As mulheres, além de trabalharem nessas condições, recebiam um salário muito inferior ao dos homens. Visando a mudança da realidade da época, 1.500 mulheres aderiram a uma manifestação que reivindicava igualdade econômica e política. A data era 28 de fevereiro e foi oficializada no ano de 1909.
Em 1917, no dia 8 de março, operárias russas deram início à uma manifestação contra o Czar Nicolau II, pelas más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra. Sob uma situação econômica e política insustentável no país, o protesto levou mais de 90 mil trabalhadores às ruas e acabou por inaugurar a chamada Revolução Russa.
Foi apenas em 1921 que o 8 de março foi estabelecido como data oficial para comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que tratava dos princípios de igualdade entre homens e mulheres.
Na década de 60, o movimento feminista e a luta pelos direitos voltou a ganhar força e, na década seguinte, em 1975, foi comemorado o Ano Internacional da Mulher. Dois anos depois, o dia 8 de março foi oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas.
A história da data celebrada no dia de hoje é feita por momentos marcantes da busca das mulheres por direitos, mas não só de grandes revoluções se faz a contenda feminina. Todos os dias são de batalha para as mulheres, que desempenham os mais diversos papéis na sociedade. O dia 8 de março vem para lembrar a força desse sexo que de frágil não tem nada.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
